Embrapa estuda papel da pesca na conservação do Pantanal



Neste mês, a equipe de pesquisadores de Recursos Pesqueiros da Embrapa Pantanal, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), publicou um estudo sobre o papel da pesca sustentável na conservação da região. O documento questiona o estabelecimento de uma moratória de cinco anos para a pesca profissional e amadora, incluída no Projeto de Lei nº 750/2011, que se encontra em tramitação. 

Segundo o estudo, a pesca sustentável corresponde ao desfrute da produção excedente dos estoques pesqueiros, portanto, não causaria danos ao ambiente. Além disso, os pesquisadores acreditam que os pescadores realizam uma espécie de monitoramento direto e indireto dos estoques, tanto pela percepção que eles têm sobre os peixes e as alterações do meio ambiente, quanto por meio de estudos que podem ser feitos com base nas estatísticas pesqueiras. 

Ainda de acordo com a pesquisa, a moratória resultaria na exclusão dos setores que dependem dos recursos oriundos da pesca. Para os pesquisadores, a proibição poderia gerar sérios problemas sociais e econômicos e incentivaria também o comércio e a pesca ilegal. 

Para os estudiosos, a solução seria o planejamento, fiscalização e controle das atividades que podem causar danos ao Pantanal. Eles sugerem ainda, a implantação de políticas claras que regulamentem a pesca em toda a Bacia do Alto Paraguai. 

Para acessar o documento completo, intitulado Pesca: Uma Atividade Estratégica Para a Ponservação do Pantanal, clique aqui

 

Fonte:
Ministério de Agricultura

 

29/03/2012 17:23


Artigos Relacionados


Embrapa publica estudo sobre papel da pesca na conservação do Pantanal

Simpósio sobre conservação do Pantanal reúne pesquisadores neste sábado

CDR discute atuação da Embrapa Pantanal

Animais da Embrapa Pantanal são destaque em feira

Pesca em torno de Unidade de Conservação é tema de debate

Inscrições para seleção de chefe-geral da Embrapa Pantanal terminam dia 22