Embrapa lança livro sobre plantas ornamentais da Caatinga



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, nesta terça-feira (29), o livro “Plantas Ornamentais da Caatinga”, de autoria dos pesquisadores Lúcia Helena Piedade Kiill, Daniel Terao e Ivan André Alvarez. A obra foi apresentada durante a solenidade de abertura do SemiáridoShow 2013, em Petrolina (PE), e um exemplar foi entregue ao diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior.

O livro é fruto de estudos e pesquisas sobre o bioma Caatinga realizados pela Embrapa ao longo dos seus 40 anos. Segundo a autora Lúcia Kiill, a proposta da obra é de valorizar a riqueza e a biodiversidade do bioma. “Nós ficávamos maravilhados cada vez que íamos a campo e víamos as belezas da florada, aquilo nos saltava aos olhos: plantas tão rústicas, com uma beleza tão especial, e pouco valorizadas. A ideia foi, justamente, de apresentar este novo olhar sobre as espécies da Caatinga”, conta.

No prefácio do livro, o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, ressalta a importância de disponibilizar informações sobre o bioma para agregar valor aos produtos da biodiversidade. “A falta de conhecimentos limita o potencial de uso das riquezas da Caatinga, que poderiam ser manejadas para conquistar o desenvolvimento sustentável do bioma”, aponta. Para ele, a Caatinga é um “patrimônio biológico de valor incalculável”, pois possui um considerável número de espécies endêmicas e é um bioma genuinamente brasileiro.

A obra “Plantas Ornamentais da Caatinga” vem sendo elaborada há mais de três anos e contou com um criterioso trabalho de campo, na Embrapa Semiárido e em outras áreas de Caatinga, para catalogação e registro fotográfico das diversas espécies. Lúcia Kiill explica que nem todas as plantas florescem na mesma época e que isto dificulta as idas a campo para o registro fotográfico. “Às vezes você programa uma viagem e quando chega lá, a planta não está mais florada ou já passou a época de floração, então é preciso retornar no outro ano pra fazer este registro”, observa Lúcia.

No livro, o potencial ornamental das plantas da Caatinga é apresentado por meio de um rico registro fotográfico, além de textos informativos sobre cerca de 100 espécies, entre árvores, arbustos, palmeiras, cipós, herbáceas, cactáceas e bromeliáceas. Suas diferentes formas, tamanhos e cores possibilitam usos diversos, tanto na composição paisagística quanto na arte floral, para enfeitar interiores. De acordo com a autora, os textos e imagens reunidos no livro levam o leitor a ter ideia da beleza destas plantas. Além disso, ajuda a divulgar internacionalmente o bioma, já que o livro é bilíngue, em português e inglês.

Para saber mais ou para adquirir a obra, os interessados podem acessar o endereço eletrônico da livraria da Embrapa ou a página no Facebook, ou ainda ligar para a Embrapa Semiárido por meio do telefone (87) 3862-1711.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



01/11/2013 16:27


Artigos Relacionados


Embrapa lança livro infantojuvenil sobre macaúba

Embrapa lança livro sobre conservação do solo e da água

Embrapa lança livro sobre manejo e conservação do solo e da água

Embrapa lança 2ª edição de livro sobre espécies vitais à saúde e nutrição de povos da Amazônia

Setor de flores e plantas ornamentais deve crescer 15% este ano

Pesquisa na Unicamp usa plantas ornamentais para tratamento de esgoto doméstico