Embrapa lança recomendações sobre áreas para plantio de pastagens



Já estão disponíveis as primeiras recomendações para plantio de pastagens, especificamente para o capim Braquiária, em sistema de integração lavoura – pecuária (ILP), com milho ou com sorgo, para os estados de São Paulo e Minas Gerais.


O zoneamento de pastagens, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) serve para orientar os interessados (pecuaristas, técnicos da extensão rural, áreas de crédito rural dos bancos, órgãos de fomento etc) no uso dessa forrageira. Com o estudo, esses grupos podem saber quais as regiões aptas (por município) e, nessas áreas aptas, quais as melhores épocas para sua implantação (plantio) em diferentes tipos de solo.


Uma das vantagens do instrumento é que o pecuarista pode saber quais são as áreas de risco. Também com base no documento, os bancos poderão liberar recursos do crédito rural somente para as áreas favoráveis, reduzindo assim indenizações do seguro rural e possíveis fraudes.


Segundo a Embrapa, outro benefício do estudo é que ele poderá servir como ferramenta para a implementação de políticas públicas visando o desenvolvimento regional e o aproveitamento ao máximo das condições de solo e clima.



Detalhes do estudo

Esses resultados fazem parte do zoneamento agroclimático da Braquiária, desenvolvido por seis centros de pesquisa da Embrapa: Cerrados (Brasília, DF), Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Informática Agropecuária (Campinas, SP), Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás, GO), Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Gado de Leite (Juiz-de-Fora, MG).


O trabalho apresenta as épocas mais favoráveis e não favoráveis para o plantio de Braquiária no sistema ILP.


A orientação é dada também por município, ou seja, o interessado deve procurar, no mapa ou na lista, o seu município e ver em qual período o plantio do consórcio é indicado. Além do município, o levantamento inclui até três diferentes tipos de solo, o que  também deve ser considerada pelo interessado, ao fazer a consulta.


Uma maneira de facilitar a visualização e o entendimento da situação em que se encontra a propriedade do interessado é recorrer aos mapas onde estão apontados, os períodos aptos e não aptos ao plantio da Braquiária em consórcio com o milho. O mesmo ocorre com o sorgo, nas mesmas condições.


Fonte:
Embrapa



13/07/2010 05:37


Artigos Relacionados


Embrapa identifica árvores para arborização de pastagens na Amazônia

Recuperação de pastagens é tema de curso na Embrapa Rondônia

Alckmin lança projeto para recuperar pastagens degradadas do Estado de SP

Estudo indica áreas para o plantio de sete culturas

Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de caju

Esporte lança guia de recomendações para a reforma e construção de estádios