Embrapa promove curso sobre cultura do maracujá



Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, de Cruz das Almas (BA) promove um curso sobre avaliação de doenças e qualidade de frutos da cultura do maracujá.

O treinamento tem objetivo de aplicar conhecimentos adquiridos na execução do projeto “Validação de híbridos e variedades de maracujazeiro para o estado da Bahia”, liderado pelo pesquisador Eder Jorge de Oliveira e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Participarão do evento técnicos do escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), funcionários da empresa Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda, e técnicos da Embrapa. As aulas serão práticas e teóricas, abordando as principais pragas e doenças por fungos, bactérias e vírus que atacam a cultura. No Laboratório de Fisiologia Vegetal, o grupo será treinado em análises físico-químicas de frutos de maracujazeiro. Haverá visita aos campos experimentais.

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, sendo a Bahia o estado maior produtor. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2008, a cultura do maracujazeiro gera para a Bahia cerca de R$ 139 milhões de reais ao ano. São 20.170 hectares de área colhida e 275.445 toneladas produzidas.

Fonte:
Embrapa

 



27/05/2010 15:22


Artigos Relacionados


Embrapa promove curso sobre cultivo de hortaliças no Maranhão

Embrapa promove curso internacional sobre genética molecular humana

Embrapa utiliza semente de maracujá na produção de óleos naturais para cosméticos

Embrapa promove curso para pesquisa laboratorial

Embrapa promove curso de gestão de coleções microbianas

Embrapa Pecuária Sudeste promove curso de sementes de forrageiras