Embratur comemora 45 anos e aponta recordes para turismo nacional



O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, completa 45 anos nesta sexta-feira (18). O instituto é responsável pela promoção da imagem e dos destinos turísticos do Brasil no exterior.

Segundo a Embratur, as projeções apontam para recordes históricos nos desembarques internacionais, na receita cambial do turismo e na entrada de turistas estrangeiros no País em 2011, indicando o acerto das políticas públicas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo e no Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, que orientam as ações da autarquia.

“A melhoria nos indicadores relacionados ao turismo internacional é fruto de um trabalho competente e realizado em perfeita sintonia entre o Ministério do Turismo e a Embratur”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Temos grandes desafios pela frente com os eventos internacionais que se aproximam e só conseguiremos êxito se continuarmos afinados nessa parceria”, diz.

Neste ano, o volume de divisas deixadas por turistas estrangeiros no Brasil é inédito. Durante os primeiros nove meses de 2011 o número chegou a US$ 4,9 bilhões, valor 15,55% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

A Embratur foi criada em 1966 com a missão de orientar o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a entidade assumiu um novo papel:  o de cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. 


Fonte:
Ministério do Turismo



18/11/2011 16:13


Artigos Relacionados


Programa Nacional de Banda Larga comemora dois anos e aponta mercado em crescimento

Turismo para Foz do Iguaçu bate novos recordes em 2011

Ministério do Turismo projeta recordes no setor para 2011

Turismo acumula recordes em 2011

Turismo teve melhor ano em 2011 e bateu recordes de desembarques no País

Embratur lança aplicativo para estimular turismo brasileiro