Emilia Fernandes: 11 de setembro serviu de alerta para superpotências
A data de 11 de setembro de 2001 provocou uma mudança no cenário político mundial, pois deixou visível a necessidade de combate ao terrorismo e, ao mesmo tempo, de a humanidade buscar a paz e o equilíbrio entre os povos. A opinião é da senadora Emilia Fernandes (PT-RS), que comentou nesta terça-feira (10), em entrevista à Agência Senado, as conseqüências dos ataques terroristas praticados contra os Estados Unidos da América um ano atrás.
- Nós repudiamos os atos terroristas mas não podemos ser coniventes com a política hegemônica das grandes potências mundiais, que estimulam a competição desenfreada entre as nações e a busca exclusiva do capital em detrimento da igualdade de condições para todos os povos - afirmou Emilia.
Para a senadora, que lamentou a morte das vítimas dos ataques de 11 de setembro, a reação americana de contra-atacar o Afeganistão não pode ser considerada a melhor solução, já que ali também morreram pessoas inocentes. Em sua opinião, as medidas norte-americanas não tiveram o propósito de buscar a justiça, mas sim a vingança.
- Apesar de haver unanimidade de que o terrorismo é sempre um equívoco, também é criticável a atual postura dos Estados Unidos em apontar -uma lista dos inimigos do mundo- em que se incluem o Afeganistão, a Coréia do Norte, o Iraque. Não é estabelecendo inimigos que integram o -eixo do mal- que se chegará ao equilíbrio - disse.
De acordo com Emilia Fernandes, os atentados serviram para indicar às superpotências e aos demais países a necessidade de melhora das condições de vida dos pobres, da busca da justiça social e do diálogo entre as nações como a melhor forma de se alcançar a paz.
10/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMÍLIA FERNANDES ALERTA PARA O DELICADO MOMENTO VIVIDO PELO BRASIL
EMILIA FERNANDES: CPI VEM "PARA ABAFAR SITUAÇÃO DO PAÍS"
EMÍLIA FERNANDES: "PERDAS INACEITÁVEIS" PARA ESTADOS
EMÍLIA FERNANDES DEFENDE MAIS RECURSOS PARA EDUCAÇÃO
EMÍLIA FERNANDES REIVINDICA RECURSOS PARA PEQUENOS PRODUTORES
Emilia Fernandes aplaude estudos para recuperação do Rio Santa Maria