Emprego: CPTM oferece vagas de estágio para jovens estudantes



Para conseguir uma vaga, basta ter mais de 16 anos e estar cursando o ensino Superior ou Médio

Onze anos em funcionamento e 460 jovens beneficiados. Esses são os números do programa de estágios da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

O programa oferece oportunidade de trabalho aos jovens universitários e de nível técnico profissionalizante para que eles desenvolvam uma atividade remunerada, bem como, possam se qualificar profissionalmente.

ACPTM deu início a contratação de estagiários, em janeiro de 1995, em parceria com a Fundap, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Todos são contratados pela Fundação, responsável pela intermediação com a Companhia.

A estudante Daniela Pereira Nascimento da Silva, de 22 anos, é um dos exemplos. Há um ano, ela conseguiu o estágio. Tinha acabado de ingressar na Faculdade quando surgiu a oportunidade. “Fiquei sabendo do programa lendo o mural na Faculdade e logo fui até a Fundação para me inscrever. Depois de três entrevistas, fui selecionada”. Daniela trabalha no setor de RH da CPTM e cursa Secretariado Executivo.

Apenas no ano passado, 247 jovens fizeram estágio na empresa, desses 89% tinham nível universitário e 11% nível médio.

Os estagiários trabalham cinco vezes por semana (8 horas diárias) em diferentes atividades: na execução de atividades relacionadas à engenharia ferroviária, onde desenvolvem projetos e planejamento de operação e manutenção. Também auxiliam na prestação de serviços aos usuários e nas tarefas das equipes de recursos humanos, administração financeira, compras e suprimentos, jurídico, patrimônio, tecnologia de informação, relações comunitárias, secretaria, comunicação e marketing, entre outras. Os trabalhos são sempre acompanhados por um supervisor.

Além do programa de estágios, a CPTM trabalha em parceria com dois outros órgãos do Governo do Estado - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho no programa ‘Jovem Cidadão’, que encaminha os jovens à sua primeira oportunidade no mercado de trabalho; e, ainda, no ‘Aluno-aprendiz’, onde a CPTM faz parceria com o Senai e forma mão-de-obra especializada no segmento.

Os jovens estagiários da CPTM recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 4,27 a hora, ticket-refeição e, também, se beneficiam da livre circulação no sistema ferroviário.

Como conseguir a vaga

Para conseguir uma vaga, o interessado deve se cadastrar na Fundação pelo site: http://[email protected] e passar por um processo seletivo interno, de entrevista e dinâmica de grupo. Em seguida, são encaminhados três estudantes para serem entrevistados na CPTM.

Para se inscrever, o jovem deve ter mais de 16 anos e estar regularmente matriculado e freqüentando curs

07/24/2006


Artigos Relacionados


Programa Aprendiz Paulista oferece 75 vagas de estágio para estudantes de ETECs

Mais 200 jovens estudantes iniciam estágio em 25 estações da CPTM

TV USP oferece vagas de estágio para Jornalismo e Audiovisual

Detran oferece 500 vagas para estágio em todo o Estado

Estágio: Procuradoria Geral do Estado abre vagas para estudantes de Direito

Estudantes de nível técnico têm vagas de estágio na Emae