Emprego na indústria fica estável no início do ano



O total de trabalhadores empregados na indústria brasileira se manteve estável em janeiro de 2014, na comparação com dezembro de 2013, já descontados os fatores temporários (série com ajustes sazonais), de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta terça-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A folha de pagamento real subiu 3,7% em relação a janeiro do ano passado e teve queda de 0,5% na passagem de dezembro de 2013 para janeiro de 2014, já descontando os efeitos sazonais.

A variação de 0,0% registrada em janeiro de 2014 para o total do pessoal ocupado assalariado na indústria ficou no mesmo patamar de dezembro de 2013, na série livre de influências temporárias (sazonais), após apontar variações negativas de 0,1% em novembro e de 0,4% em dezembro.

Com esses resultados, o índice de média móvel trimestral assinalou variação negativa de 0,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2014 frente ao nível do mês anterior e permaneceu com a trajetória descendente iniciada em abril último.

Número de horas pagas é 0,1% maior que em dezembro

 

Em janeiro de 2014, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, já descontadas as influências sazonais, mostrou variação positiva de 0,1% frente ao nível do mês imediatamente anterior, após acumular queda de 0,6% nos meses de novembro e dezembro.

Com esses resultados, o índice de média móvel trimestral apontou variação negativa de 0,1% no trimestre encerrado em janeiro de 2014 frente ao patamar do mês anterior e manteve a trajetória descendente iniciada em maio de 2013.

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página

www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimes/

Fonte: Portal Brasil com informações do IBGE



18/03/2014 12:35


Artigos Relacionados


Emprego na indústria fica estável em novembro, diz IBGE

Inflação em São Paulo fica estável no início de abril

Confiança da indústria fica estável, indica FGV

Confiança da indústria fica estável em novembro

Emprego industrial fica estável em março

Confiança da indústria fica estável em maio, informa FGV