Empresários e acadêmicos debatem uso da Nanotecnologia na indústria têxtil



O uso de Nanotecnologia na ciência e no mundo dos negócios é o tema de um workshop que será realizado no próximo mês, em São Paulo. O evento vai reunir empresários, acadêmicos e autoridades como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel em torno de cinco painéis de importantes associações brasileiras que desenvolvimento atividades com a aplicação de Nanotecnologia. Nos painéis, serão indicados os gargalos, as demandas e as recomendações em relação à pesquisa e desenvolviimento na área.

“Em 2006, por meio da Estratégia Nacional de Nanotecnologia, a ABDI [Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial] iniciou um processo de articulação com as instituições de pesquisas brasileiras e com a indústria nacional. A agência vem apoiando as agendas estratégicas setoriais para o desenvolvimento, difusão e utilização das Nanotecnologias no Brasil, envolvendo questões de marco legal, competitividade internacional e desenvolvimento das parcerias público-privadas para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pré-competitivo”, explica Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI.

Para Pimentel, que é também o diretor Superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil e de confecção do Brasil tem condições para ser vanguarda ao mesclar como poucos setores industriais, uma base produtiva forte, ampla e diversificada com a economia criativa. “Para avançarmos no desenvolvimento é fundamental o estreitamento das relações entre academia e indústria. Na medida em que isso ocorra, o País caminhará mais rapidamente para ocupar lugar de destaque nas economias que se destacam pela inovação e pelo conhecimento”.

O desenvolvimento de pesquisas na área acadêmica e a transformação em produtos que atendam às necessidades do consumidor também estão entre os potenciais do País. “Hoje, esse processo está mais desenvolvido na aplicaç?o de insumos da área química nos acabamentos dos têxteis e confeccionados. Existe um futuro bastante promissor para evoluir na área dos materiais fibrosos com aplicações nas áreas automotivas, aeronáutica, geotêxteis etc. Muito importante para o futuro do desenvolvimento e o uso da Nanotecnologia está a criaç?o de um marco regulatório que dê segurança aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, observa.

Participarão dos painéis ainda representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O evento também contará com a presença de pesquisadores dos Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologias (INCTs) e Redes de Cooperação com pesquisa em Nanotecnologia.

O workshop será realizado no Senai de São Bernardo do Campo (SP), no dia 3 de outubro.


Fonte:
Apex-Brasil



21/09/2011 11:12


Artigos Relacionados


Empresários e acadêmicos se reúnem para debater inovação na indústria brasileira

Capes realiza simpósio entre acadêmicos de biotecnologia e empresários da bioindústria

Acadêmicos debatem ciência e tecnologia em Brasília

Senadores debatem nanotecnologia

Lobão defende indústria têxtil nacional contra importados

Indústria têxtil enfrenta "sérias dificuldades", alerta Dornelles