EMTU: Imagem do Corredor Metropolitano São Mateus -Jabaquara sobe 4 pontos em pesquisa



Pesquisa foi realizada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos

A pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana  de São Paulo divulgada pela ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos – revela que a imagem do Corredor Metropolitano São Mateus  - Jabaquara, localizado na região do ABCD, subiu de 84 para 88 pontos. Este sistema, que é gerenciado pela EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos -, é referência nacional e internacional na modalidade de transporte coletivo. Em relação ao sistema regular que envolve a operação dos ônibus metropolitanos a imagem caiu, de acordo com a pesquisa.

Melhorias

As intervenções na operação do sistema, com a criação de linha de ônibus que propiciou aos usuários um atendimento mais abrangente, permitindo novas integrações com outras linhas do Corredor no Terminal Santo André, pode ser uma das justificativas para a melhora da imagem do Corredor Metropolitano São Mateus -  Jabaquara.

A utilização de radiocomunicadores pelos fiscais do Corredor, possibilitando intervenções na operação em tempo real no caso de registros de atrasos, por exemplo, também foi uma providência que refletiu na melhora dos serviços prestados pela Concessionária Metra.

Além disso, a empresa incluiu no sistema 22 ônibus novos a diesel low entry (piso baixo dianteiro) e dois trólebus novos low floor  (piso baixo) que facilitam a acessibilidade no momento do embarque e desembarque dos passageiros.

O Corredor

Inaugurado em 1988, o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara é referência nacional e internacional em sistemas de transporte público de média capacidade. Desde 1997 o sistema é objeto de bem sucedida concessão, operada pela Concessionária Metra.

Ao longo dos  seus 33 quilômetros de extensão, o corredor é exclusivo para  ônibus por onde circulam 13 linhas operadas por cerca de 200 ônibus. Este sistema é considerado como de média capacidade, transportando por mês 5,2 milhões passageiros, o equivalente a cerca de 200 mil passageiros por dia útil.

Alcance Metropolitano e Integração

Trata-se de um sistema efetivamente metropolitano, pois começa e termina na capital paulistana, passando por quatro outros municípios da Região Metropolitana  de São Paulo: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Integra-se, em diversos pontos, com outros sistemas de transporte público como ônibus municipais, ônibus metropolitanos, trens metropolitanos e metrô, desempenhando, assim, importante papel na estruturação do transporte coletivo na metrópole.

Testes

Reafirmando a política da empresa de buscar soluções que levem em conta a proteção ambiental, a EMTU/SP, em parceria com a Concessionária Metra, está testando no corredor  três ônibus híbridos (veículos equipados com pequenos motores diesel que geram a energia elétrica para tração dos veículos). Em 2007 está previsto o início dos testes com cinco ônibus movidos a  célula de combustível a hidrogênio.

Ônibus Metropolitanos

A queda no sistema regular do transporte metropolitano da RMSP de 69 para 64 pontos, e que foi registrada em todos os sistemas, com exceção do Corredor Metropolitano, se deve, de acordo com a pesquisa, ao valor da passagem, à poluição dos veículos e à demora dos ônibus.

O aumento da tarifa tem um grande impacto na opinião dos clientes e isso reflete diretamente no resultado da pesquisa feita pela ANTP realizada exatamente no ano do reajuste. No entanto, as tarifas das linhas  de ônibus metropolitanas não eram reajustadas há dois anos e a partir de 16/01/2005 tiveram aumento médio de 14,76%, inferior à inflação do período.

Sobre a emissão dos ônibus metropolitanos, a EMTU/SP está desenvolvendo, com base em indicadores da  Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, um sistema de controle do potencial poluidor da frota, por meio de criação de uma fórmula que possibilita fazer este cálculo. Este programa será  implementado ao longo deste ano.

Em relação à operação das linhas metropolitanas, está em andamento o processo de concessão dos serviços, no qual haverá cinco empresas ou concessionárias. Cada uma será responsável por uma área de operação, o que propiciará mais agilidade e flexibilidade nas decisões operacionais para adequar o sistema às

02/15/2006


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