Encontro aborda diversidade cultural e qualidade de vida



Em uma iniciativa inédita, a Fiocruz Brasília e o Ministério da Cultura promovem, no dia 2 de dezembro, o I Encontro Distrital da Rede Saúde em Brasília, a fim de mostrar a importância da diversidade cultural do território do DF para a qualidade de vida. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências e a integração entre diferentes atores e práticas que relacionam a saúde e a cultura, além de construir uma agenda participativa para a Rede Saúde e Cultura no DF.

Voltado para grupos e pessoas que trabalham com Saúde e Cultura, além de estudantes, gestores públicos, pesquisadores, e população em geral, o encontro está com inscrições abertas, gratuitas, que podem ser feitas tanto no site da Fiocruz Brasília quanto no hotsite do evento. Por meio do encontro, pretende-se dar mais visibilidade às ações na interface Saúde e Cultura, além de consolidar a Rede no DF e estimular a colaboração de parceiros que atuam nos setores governamentais, na universidade e na sociedade civil.

A programação prevê a realização de oficinas, mesas redondas, espaços de diálogo e a aplicação da metodologia “World Café”, que estimula a interação e o diálogo entre os participantes, além de várias atividades culturais, com a presença de diferentes grupos, como o Batalá e as cantoras Carol Voigt e Carol Carneiro, que farão lançamentos dos respectivos CD’s. Haverá ainda um cortejo com o grupo Risadinha, show com o Tempero Musical, participação do Pipocando Poesia, exposição e mostra de vídeo "PVP Campo – Do lado de cá no quilombo do Mesquita".

Durante o encontro, também serão realizados mapeamentos e registros de práticas e atores que atuam na área da Saúde e da Cultura no DF. O evento conta com o apoio das Secretarias de Cultura, de Saúde e da Casa Civil do Distrito Federal, da Universidade de Brasília (UnB) e da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde (MS) e é organizado pelo Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs) da Fiocruz Brasília e pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC).

Circa Acústica

Nos dois dias que antecedem o evento, 30 de novembro e 1º de dezembro, a Fiocruz Brasília é uma das instituições que apoiam a segunda edição do projeto CiRcA Acústica, com o grupo Circa Brasilina. Este ano, o evento integra a programação do I Encontro Distrital da Rede Saúde.

As apresentações serão realizadas embaixo da lona CiRcA e tem como destaques os lançamentos dos CD’s das cantoras Carol Voigt (Srta. V.) e Carol Carneiro (Roda na Banguela).

Rede Saúde e Cultura

A Rede Saúde e Cultura é resultado da parceria firmada em 2010 entre a Fiocruz e o Ministério da Cultura, e tem por objetivo apoiar a gestão intersetorial, colaborativa e participativa das políticas de cultura e saúde. “Nesse sentido, trata-se de uma proposta em construção permanente, na qual se busca o diálogo e a participação dos diferentes atores envolvidos”, afirma a coordenadora do Pecs, Luciana Sepúlveda.

Fonte:

Fundação Oswaldo Cruz



28/11/2013 11:25


Artigos Relacionados


Ministério promove encontro de diversidade cultural no Rio de Janeiro

Encontro propôs realização de fóruns e reuniões sobre a diversidade cultural do Mercosul

Encontro propôs realização de fóruns e reuniões sobre a diversidade cultural do Mercosul

Porto Alegre sedia encontro nacional de qualidade de vida na segurança pública

Congresso aborda experiências em diversidade produtiva

III CNC comprova diversidade cultural nas proposições