Encontro debate desenvolvimento da sociedade brasileira



Acontece, desde a segunda-feira (4), na Fiocruz Brasília o II Encontro Brasileiro de Prospectiva e Planejamento Estratégico, que vai debater a importância do pensamento prospectivo como ferramenta para o desenvolvimento das organizações que integram os diferentes setores da sociedade brasileira.

"Esta é uma temática incorporada pela Fiocruz há algum tempo como prioritária, e a cooperação com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República possibilitou avançarmos nesta agenda de prospectiva", afirmou o coordenador da Rede Brasileira de Prospectiva Estratégica e coordenador de Gestão e Integração Estratégica da Fiocruz Brasília (CGIE), Wagner Martins, durante cerimônia de abertura, realizada no primeiro dia do encontro. Na ocasião, Martins representou o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa.

Nesta quarta-feira (6), último dia do evento, a diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Liane Hentschke, disse no evento que o Brasil é um País que faz pouca avaliação para prospectiva de futuro. "É obrigação do Estado e de suas instituições prestar contas e isso não é possível sem completar todos os ciclos, como o planejamento e a avaliação", explicou.

O secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Sergio Margulis, destacou a relevância da Rede, "no qual o governo é apenas um dos ‘players da situação’", disse. O secretário ministrou a palestra de abertura "Brasil do Futuro - Prospectiva para Inovação e Desenvolvimento", momento em que ressaltou a importância do planejamento e dos planejadores ao apresentar dados sobre a economia, população, recursos naturais, distribuição de renda, entre outros relacionados ao País.

Por meio da difusão de experiências e elementos teóricos, o encontro busca promover debates e reflexões sobre o tema, além de consolidar a proposta de constituição de uma Escola Brasileira de Planejamento de Longo Prazo.

O evento também tem como objetivo fortalecer e ampliar a Rede Brasileira de Prospectiva Estratégica (RBP) e promover o pensamento prospectivo no País, por meio da difusão de teorias, métodos e ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de longo prazo das organizações e, por consequência, de toda a sociedade brasileira.

Fonte:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico



06/11/2013 18:22


Artigos Relacionados


Cerrado é o tema do encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Encontro debate na 3ª feira contribuições de governo e sociedade para a Rio+20

Para Casagrande, debate sobre CPMF pela primeira vez traz interesses da sociedade brasileira

Papel do palhaço na sociedade é tema de encontro no Rio de Janeiro

Para Sarney, OAB é um ícone da sociedade brasileira

Divulgados dados sobre as mudanças na sociedade brasileira