Encontro discute segurança alimentar e restaurante popular



Por iniciativa da Subcomissão dos Diretos das Crianças, Adolescentes e Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social no Rio Grande do Sul e do Fórum Técnico Regional Metropolitano de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FORSANS), ocorreu na tarde desta terça-feira (27/11), o Encontro Estadual sobre Segurança Alimentar e Nutrição. Na ocasião foi entregue às autoridades o Projeto "Restaurante Popular", elaborado pelo FORSANS, com o objetivo de implementar esta política no estado.

O encontro contou com a presença de Dom Mauro Morelli, da Coordenação do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar, que pediu ao presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), a apoio institucional para o Fórum.

A deputada Maria do Rosário (PT), coordenadora da Subcomissão, assumiu o compromisso de trabalhar com todos os partidos na Assembléia pela causa do Fórum e do movimento contra a fome. Segundo ela, “as diferenças políticas são naturais mas há algo superior que é colocar em prática projetos que reafirmem os Direitos Humanos”.

Na oportunidade, a parlamentar destacou que a situação de miséria que vive o povo brasileiro deve envergonhar a todos nós, pois todos podemos lutar para mudar esta realidade. “Estamos em um tempo de afirmação da paz e da não tolerância, mas somos incessantemente intolerantes com a fome e a miséria”, afirmou a deputada ressaltando a importância da mulher neste processo, pois ela contribui para a produção da riqueza mas não a administra, e ressaltando a problemática da desnutrição infantil, que deve nortear qualquer projeto na área da Segurança Alimentar.

“O Rio Grande do Sul é um estado com qualidades diferenciadas do restante do país, mas em momento algum deve ser visto como um lugar que não existe fome. Aqui se vive as duas realidades: da melhor qualidade de vida e da miséria absoluta, às vezes no mesmo município”, concluiu Maria do Rosário.

Dom Mauro Morelli, que é bispo da Baixada Fluminense (RJ), afirma que a grandeza do povo brasileiro não se abate, pois as pessoas são maiores que as desgraças. Ele acrescenta que a fome não é um problema divino, mas um problema humano que exige uma solução política.






11/27/2001


Artigos Relacionados


Encontro estadual discute segurança alimentar

RJ realiza encontro sobre segurança alimentar

Encontro reúne gestores de segurança alimentar em MG

Senado discute segurança alimentar

Brasil leva experiência em segurança alimentar para encontro da FAO

Santa Catarina promove oficina e encontro sobre segurança alimentar