Encontro do Instituto de Zootecnia discute criação de gado caracu
Raça européia é a mais adaptada às condições brasileiras e tem qualidades valorizadas na criação de corte
“Caracu – carne para mercados exigentes”, esse é o tema de um workshop que o Instituto de Zootecnia, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, promoverá no dia 22, em Sertãozinho. O evento é gratuito e começará às 9 horas, no Centro de Pecuária de Corte do IZ, localizado no Km 94 da Rodovia Carlos Tonanni.
O encontro é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCCaracu). Durante o evento, pesquisadores do IZ, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresentarão dados de pesquisa sobre a qualidade da carne da raça caracu e os avanços técnicos do setor. O evento é destinado a pesquisadores, cooperativas de produção de carne, grandes confinadores, criadores e exportadores para mercados exigentes.
Programação
A programação completa está disponível no site do IZ. Entre os destaques, as pesquisadoras Maria Eugênia Mercadante e Sarah Bonilha falarão, respectivamente, sobre o “Programa de seleção para peso ao sobreano do IZ” e as “Características de carcaça e qualidade de carne de animais selecionados para peso pós desmame”.
Para abordar os “Estudos em andamento sobre a produção eficiente de carne de qualidade” e a “Tecnologia Geneplus aplicada à raça”, estarão presentes os pesquisadores Roberto Torres Junior e Antônio Rosas, ambos da Embrapa Gado de Corte.
Os pesquisadores Daniel Perotto e José Luiz Moletta, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), falarão sobre o “Desempenho do caracu em confinamento, características de carcaça e resistência a carrapato”.
Já os temas "Tecnologias geradas nos últimos 25 anos para a raça caracu" e "Caracu – um patrimônio nacional – o trabalho dos criadores", serão explanados por Diomário Barros e Flávio Fioravante Junior, representantes da ABCCaracu.
Mercado aquecido
Para o diretor da ABCCaracu, Lício Isfer, o mercado para venda de genética caracu está aquecido. “Queremos direcionar os produtores de carne para mercados exigentes – hotéis, butiques e restaurantes finos”, diz o diretor. “Atualmente, 380 propriedades criam a raça no Brasil. O rebanho é de 60 mil animais registrados”.
Segundo a ABCC, o caracu desponta com força no mercado, como uma raça moderna e competitiva, atingindo os interesses do produtor que procura um gado europeu adaptado aos sistemas de produção no cruzamento industrial.
Origem
A raça Caracu é originária da Penísula Ibérica e chegou ao País com os colonizadores portugueses. É a raça européia mais adaptada às condições tropicais encontradas no Brasil. Com mais de quatro séculos de seleção, tem qualidades valorizadas no segmento do gado de corte, principalmente para o cruzamento industrial.
O IZ é pioneiro na introdução da raça no Estado. Em 1909, realizou as primeiras seleções na antiga Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa. Hoje realiza estudos sobre a raça, com modernas técnicas de seleção e melhoramento genético.
SERVIÇO
Instituto de Zootecnia: www.iz.sp.gov.br
Do Instituto de Zootecnia
(I.P.)
02/12/2008
Artigos Relacionados
Agricultura: Instituto de Zootecnia realiza encontro técnico sobre leguminosas e forrageiras
Agricultura: Instituto de Zootecnia realiza encontro técnico sobre leguminosas e forrageiras
Agricultura: Instituto de Zootecnia realiza encontro técnico sobre leguminosas e forrageiras
Agricultura: Instituto de Zootecnia realiza encontro técnico sobre leguminosas e forrageiras
Agricultura: Instituto de Zootecnia promove encontro para discutir a produção e alimentação animal
Instituto de Zootecnia: Pesquisadora do instituto recebe prêmio de melhor tese em saúde