Encontro na Indonésia reúne países megaflorestais
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participa até sexta-feira (25), em Bali (Indonésia), da oitava edição do MegaFlorestais, encontro que conta com representantes de 12 países entre aqueles que possuem as maiores áreas com cobertura florestal do mundo.
Voltado à troca de experiências entre agências florestais, o encontro deste ano tem como tema “A arquitetura da governança florestal no século 21”, que será debatido sob as perspectivas do mercado e dos negócios, da indústria florestal e dos papéis das agências governamentais.
A reunião tem como uma de suas principais características ser um fórum informal e técnico, em que as instituições florestais compartilham experiências e desafios de modo franco e aberto. Para estimular o debate, o encontro utiliza as regras da entidade britânica Chatlam House, em que em que os participantes são livres para usar a informação recebida no encontro, mas não podem atribuí-la a um convidado em específico.
Além das sessões técnicas, o evento contará com uma viagem de campo na quarta-feira (23), para a localidade de Penglipuran Village, onde há uma floresta de bambu que vem sendo preservada de geração a geração devido ao compromisso firmado pela própria comunidade.
O SFB é representado pelo seu diretor-geral, Antônio Carlos Hummel; pelo diretor de Concessão Florestal e Monitoramento, Marcus Vinicius Alves, e pelo assessor internacional, Daniel Tristão. Também estão presentes dirigentes de outros países que formam o grupo dos MegaFlorestais, que são Austrália, Camarões, Canadá, China, República Democrática do Congo, Indonésia, México, Peru, Rússia, Sudão do Sul e Estados Unidos.
O nome Megaflorestais designa o grupo informal de agências florestais que se reuniram com o objetivo de estreitar relações e fortalecer-se mutamente. Originou-se em 2005 e, desde então, seus membros se reúnem anualmente para estreitar relações e fortalecer coletivamente suas habilidades para desempenhar papéis de liderança no avanço da gestão florestal sustentável e na contribuição do setor florestal para o desenvolvimento social e econômico global. O Brasil sediou em 2008 o encontro do grupo.
Fonte:
Serviço Florestal Brasileiro
22/10/2013 18:45
Artigos Relacionados
Encontro reúne mulheres parlamentares dos países de língua portuguesa
Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Indonésia se reúne nesta quarta-feira (15) em SP
Mercosul reúne 35 países em Foz
Serviço Florestal Brasileiro participa do fórum MegaFlorestais na China
Brasiliana 2013 reúne filatelistas de 70 países
Exposição no Palácio dos Bandeirantes reúne presépios de 13 países