Encontro reúne agricultores familiares em Dourados (MS)



O município de Dourados, distante 229 quilômetros da capital Campo Grande (MS), vai realizar pela primeira vez um encontro para debater a agricultura familiar da região.

O objetivo é apresentar tecnologias, políticas para o fortalecimento do setor e a troca de experiências entre os municípios que compõem o Território da Cidadania Grande Dourados.

O 1º Encontro de Agricultura Familiar e Economia Solidária será nos dias 5 e 6 de dezembro, na sede da Embrapa Agropecuária Oeste.

O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, João Grandão, destaca que o evento reforça a política territorial.

“Esse encontro é um simbolismo muito grande para nós. Porque ele valoriza a política territorial promovendo a integração. É onde podemos falar dos resultados que já tivemos na agricultura familiar do Mato Grosso do Sul e do Brasil”, disse o delegado.

A expectativa é que cerca de 500 trabalhadores rurais da região participem do encontro que, além de palestras, contará com uma mostra dos produtos da agricultura familiar e uma visita às atividades desenvolvidas nos campos experimentais da Embrapa, como explica o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária do município de Dourados, Landmark Ferreira Rios.

"No encontro teremos palestras e o Giro Tecnológico, que serão visitas aos experimentos da Embrapa como o de maçã verde, o de sistema agroflorestal e de solo. Queremos trazer o que tem de melhor em relação à agricultura familiar para o nosso território. As tendências e inovações para o mercado, estratégias para a comercialização, o produzir, como vender, e o encontro são formas de nos preparar para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, que será 2014”, observa Rios.

O encontro tem o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA), Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa Econômica Federal, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamentos Lagoa Grande e Amparo; e é articulado entre os municípios do território.

Saiba Mais

O Território Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, abrange uma área de 21.329,50 km² e é composto por 12 municípios: Juti, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.

A população total do território é de 352.056 habitantes, dos quais 54.532 vivem na área rural, o que corresponde a 15,49% do total. Possui 7.337 famílias de trabalhadores rurais, 2.083 famílias assentadas, duas comunidades quilombolas e oito terras indígenas.

Serviço

1º Encontro de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados

Data: 5 e 6/12/2013

Horário: 8h às 17h

Local: Embrapa Agropecuária Oeste – BR 163, km 253,6 – Dourados (MS), Saída para o município de Carapó – Entrada franca.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



04/12/2013 18:51


Artigos Relacionados


Feira reúne agricultores familiares no MS

Agricultores familiares têm crédito especial

Equipamentos do PAC 2 beneficiam agricultores familiares

Programa compra R$ 29 mi de agricultores familiares em dezembro

Ministério repassa R$ 6,8 milhões a agricultores familiares

Agricultores familiares investem na produção de feijão