Encontro reúne culturas na Chapada dos Veadeiros



Começa nesta sexta-feira (16) e vai até 31 de julho, o X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Povos indígenas, artistas internacionais, estudiosos, pesquisadores, admiradores e o público em geral estarão reunidos na Vila de São Jorge, no norte do estado de Goiás, com o objetivo de integrar expressões culturais populares do Centro-Oeste e de outras regiões brasileiras.

 

O evento é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania Cultural (SCC). A Vila de São Jorge é a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é um dos bens brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

O parque abriga fauna e flora típicas do cerrado brasileiro, além de cachoeiras, saltos e corredeiras. Outra atração é o Vale da Lua, local onde os povos indígenas que virão para a décima edição do encontro participarão, até 22 de julho, da IV Aldeia Multiétnica. Na aldeia, acontecerão diversas atividades, como mostra de vídeos indígenas, oficinas, rodas de prosa com variados temas e apresentações culturais.

 

O palco estará recheado de nomes de grupos e artistas da cultura popular, dentre eles, Catira de São João d’Aliança, Congo de Niquelândia, Violeiros de Alto Paraíso, Fiandeiras de Anápolis e Circo Lahetô (Goiás); Braguinha Barroso, Catireiros de Natividade, Genésio Tocantins e Tabokagrande (TO); Samba de Roda de Santo Amaro e Nego Fugido (BA); Meninas de Sinhá, Dércio Marques e Terno de Congo de Perdões (MG), entre outros. Até o momento, estão confirmados como atrações internacionais os Batás Africanos e Ara (ambos da Nigéria) e La Fanfarria, da Colômbia.

 

Ritmos variados, como cirandas, cantigas de roda, baião, maracatu, capoeira, coco, folias, carimbó e embolada estarão presentes em São Jorge, nesse momento de celebração da cultura popular brasileira. Outra presença marcante será a da musicalidade inédita, fruto de um estudo profundo da cultura popular brasileira, como o do grupo Passarinhos do Cerrado, que mostra, dentre outros, um trabalho de composição de poesias, melodias e arranjos que mesclam o ritmo nordestino à realidade goiana. Violeiros, catireiros, artistas circenses e muitos outros farão parte da programação.

 

Dentre os representantes do Distrito Federal no encontro estão a orquestra popular Marafreboi e o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. A orquestra foi formada em 2008 e possui 14 componentes. Seu repertório é composto por frevo de rua, maracatu, catira, ciranda e bumba-meu-boi.  Já o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro já tem seis anos de atuação. 

 

Informações no site, pelo telefone (62) 3455-1077, ou pelo e-mail [email protected].

 

Fonte:
Ministério da Cultura

 

Saiba mais sobre cultura nacional no Portal Brasil.



21/07/2010 03:49


Artigos Relacionados


Parque da Chapada dos Veadeiros comemora 53 anos

Parque da Chapada dos Veadeiros bate recorde de visitação

Chapada dos Veadeiros ganha produtos turísticos sustentáveis

Encontro de Culturas Populares termina domingo (6)

Encontro de Culturas Populares e Tradicionais começa em São Paulo

Encontro discute agrotóxicos para culturas menos protegidas