Encontro reúne prefeitos do estado de São Paulo
Com objetivo de levar informações aos gestores públicos sobre as ações e convênios junto ao governo federal, a Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República convocou os Ministérios para se encontrarem com os gestores, em Guarulhos (SP). Mais de mil e duzentos participantes prestigiaram o evento, que ocorreu na última sexta-feira (8).
No período da manhã, a Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, o Ministro da Cultura em exercício, Marcelo Pedroso, o Ministro da Previdência Social em exercício, Carlos Gabas, participaram da cerimônia de abertura. No período da tarde, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conversou com os gestores.
Marcelo Pedroso ressaltou que, "num País de dimensões continentais como é o nosso, encontros como este são muito importantes para que possamos estabelecer o diálogo entre as esferas de governo". Pedroso também destacou algumas ações do Ministério da Cultura para o fortalecimento e a consolidação de políticas públicas inclusivas e estruturantes que tem sido implementadas, citando especialmente os CEUs, o Programa Cultura Viva, o PAC das Cidades Históricas, o Mais Cultura nas Escolas, o Sistema Nacional de Cultura e o Vale-Cultura.
"O projeto dos CEUs das Artes atende regiões de vulnerabilidade, acolhendo jovens que não encontram espaços para o desenvolvimento de seu talento", detalhou Pedroso lembrando que nesta primeira edição serão construídos 360 novos equipamentos pelo Brasil. "Estamos nos empenhando muito para ampliar o número dos CEUs e o parlamento é nosso grande parceiro nesta tarefa", salientou o Ministro. "O Programa Cultura Viva, com os Pontos de Cultura, permite que possamos chegar a lugares distantes", "o PAC das Cidades Históricas preserva nosso patrimônio", "o programa Mais Cultura nas Escolas , uma parceria entre o MinC e o MEC, rompe os muros que separavam a Cultura e a Educação", esclareceu Pedroso.
Sobre o Sistema Nacional de Cultura, Marcelo Pedroso destacou a importância da consolidação deste "elemento para a atuação colaborativa, o nosso CPF da cultura – Conselho de Política Cultural, Plano Decenal de Cultura, Fundo específico para ingresso de recursos - em todos os municípios do país, integrando iniciativas". "Por último, mas não menos importante, com um impacto brutal na economia da cultura, apresentamos o Vale-Cultura, com um potencial de atendimento de quarenta e dois milhões de trabalhadores que poderão ser beneficiados com um cartão de R$ 50,00 mensais de crédito para serem gastos com produtos da área cultural", afirmou.
Ao final das apresentações, a equipe do Ministério recebeu os gestores para sanar dúvidas e detalhar as propostas da instituição. Integraram a equipe do atendimento do stand do MinC representantes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC , da Diretoria de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural – DINC, da Secretaria de Articulação Institucional- SAI e da Representação Regional de São Paulo- RRSP.
Fonte:
Ministério da Cultura
12/11/2013 20:33
Artigos Relacionados
Assista ao vivo o encontro com os prefeitos paulistas e o Governo do Estado
Encontro reúne Consegs da Capital e Grande São Paulo
Sarney reúne-se com prefeitos do Maranhão
Bancada maranhense reúne-se com prefeitos eleitos
Goiás reúne prefeitos que aderiram ao Objetivos do Milênio
Sabesp se reúne com prefeitos de Praia Grande e Guarujá