Encontro sobre registro de indicação geográfica acontece nesta sexta



Certificação pode ser conferida a produtos com identidade e valor próprios e únicos

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento promove na próxima sexta-feira, 7, um encontro temático sobre o registro de Indicação Geográfica. A certificação pode ser conferida a produtos com identidade e valor próprios e únicos, com características exclusivas em função de recursos naturais, clima, solo e modo de fazer, de acordo com sua região de origem.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para falar sobre o cenário no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo, a Secretaria de Agricultura traz representantes da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e a engenheira de projetos Sabine Edelli, de origem francesa, que falará sobre iniciativas de promoção, registro e controle de Indicações Geográficas na França.

Um exemplo de produto certificado é o champanhe. Produzido na região administrativa de Champagne-Ardenne, no nordeste da França, tornou-se sinônimo de vinho espumante em vários países do mundo. Em 1927, foi reconhecida a primeira Appellation d´Origine Contrôlée (AOC), - denominação de origem controlada - que serviu como base para a implantação do sistema de controle da origem de vinhos na França e no mundo. Atualmente, o nome champagne é uma AOC, a mais rigorosa Denominação de Origem utilizada na França, e só pode ser utilizado para os vinhos produzidos na região.

Instituto Nacional de Propriedade Industrial

No Brasil, o certificado equivalente é o IG, concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) aos produtos reconhecidos. São duas espécies ou modalidades: IP (indicação de procedência) ou DO (denominação de origem). Sete produtos nacionais já receberam o selo de IG na espécie "indicação de procedência" e um produto na espécie "denominação de origem"; entre eles, os vinhos da IP Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, o café produzido na região do cerrado mineiro e a cachaça de Paraty.

SERVIÇO
Encontro temático de Indicação Geográfica
7 de junho, a partir das 14h
Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Avenida Miguel Stéfano, 3900 - Água Funda - São Paulo)

Do Portal do Governo do Estado



06/06/2013


Artigos Relacionados


Arroz gaúcho recebe primeiro registro de indicação geográfica

Caravana da Inclusão acontece nesta sexta em Pirassununga

Encontro com população no Instituto de Psiquiatria do HC acontece nesta quinta

Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno acontece nesta sexta (7)

Música: Final do 1º Febem Rap Festival acontece nesta sexta-feira

Produtos com registro de identificação geográfica se destacam no setor agropecuário