'Encontros' entrevista cineasta Nelson Pereira dos Santos



Um dos cineastas mais premiados do país, Nelson Pereira dos Santos, de 81 anos, é o convidado do programa Encontros deste fim de semana. Em entrevista gravada no prédio centenário da Academia Brasileira de Letras (ABL), em que ocupa desde 2006 a cadeira que tem como patrono Castro Alves, o cineasta comenta histórias de sua vida e carreira, os primeiros contatos com o cinema, a convivência com o fundador do cinema brasileiro, Humberto Mauro, e a produção brasileira contemporânea.

Nelson Pereira dos Santos é o criador de um valioso acervo do cinema brasileiro. Ele fez mais de 20 filmes, em 60 anos de carreira, entre os quais Vidas Secas, Boca de Ouro, Mandacaru Vermelho, Como Era Gostoso o Meu Francês, Amuleto de Ogum, Cinema de Lágrimas e Tenda dos Milagres. Ele também foi um dos fundadores e professores do primeiro curso de cinema do Brasil, na Universidade de Brasília (UnB). O programa Encontros vai ao ar neste sábado (3), às 15h30, e no domingo (4), às 21h.

Já o programa Agenda Econômica vai debater o fortalecimentos dos municípios. O secretário-geral da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), José Carlos Rassier, afirma em entrevista ao programa que o Brasil precisa promover o fortalecimento da Federação, a partir de uma redefinição de competências de cada agente governamental e da divisão dos recursos arrecadados em todo o território. A entrevista vai ao ar no sábado, às 16h30 e às 21h30, e no domingo, às 2h30, 11h30 e 22h.

A flora da Caatinga é o destaque do programa EcoSenado. Com uma área de quase um milhão de quilômetros quadrados, o bioma é um dos mais ricos em biodiversidade. No interior de Pernambuco, o EcoSenado foi registrar detalhes dessa vegetação resultante do processo de adaptação natural às condições adversas do clima semiárido. A pesquisadora especialista em caracterização de ecossistemas Lúcia Kill visitou a Trilha da Caatinga, na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE). No local, 3.500 espécies vegetais já foram descritas. O programa vai ao ar no domingo, às 2h15, 11h15 e 19h45.

O programa Leituras entrevista a professora Maria Izabel Brunacci, estudiosa da obra de Graciliano Ramos. Na avaliação da escritora, o autor alagoano produziu uma prosa de ficção marcada pelo autoquestionamento, a partir da aguda compreensão do processo de formação da sociedade brasileira e da percepção dos elementos conflitantes da modernização do país. O Leituras vai ao ar no domingo, às 4h, 8h e 20h30.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM); pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da DirectTV; ou ainda ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.



02/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Em cartaz no MIS longas do cineasta Nelson Pereira dos Santos

NELSON PEREIRA DOS SANTOS FALA À TV SENADO

Cultura: Nelson Pereira dos Santos é homenageado com mostra no MIS

Cinema: Museu da Imagem e do Som traz mostra sobre Nelson Pereira dos Santos

“Roda Viva” entrevista o cineasta Fernando Meirelles

Valter Pereira lamenta a morte do ex-deputado Nelson Buainain