Enem: investigação pode levar a ampliação do número de provas canceladas



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou, nesta segunda-feira (31), que os incidentes na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 aconteceram apenas no Colégio Christus, em Fortaleza (CE). Não há qualquer indício de que tenha havido o envolvimento dos alunos do cursinho pré-vestibular da mesma instituição, ou de outras instituições de ensino da capital cearense. Mas, se a Polícia Federal chegar a uma conclusão definitiva, o Inep poderá ampliar o número de provas canceladas e, da mesma forma, oferecer a esses estudantes a oportunidade de refazer a prova nos dias 28 e 29 de novembro. 

“Estamos confiantes na decisão do juiz da 1ª. Vara da Justiça Federal do Ceará. Fornecemos todos os esclarecimentos e subsidiamos a Justiça Federal. Agora cabe a ela decidir”, disse Malvina Tuttman, presidente do Inep. Segundo Malvina, não há a intenção de punir os estudantes do Colégio Christus, pois o Inep acredita que não exista nenhum envolvimento dos alunos. “Por isso, estamos oferecendo a eles a possibilidade de refazer a prova, sem custos. Do mesmo jeito que procedem os organizadores de exames similares em todo o mundo”, disse.  “Mas, se a Polícia Federal concluir que alunos do cursinho pré-vestibular da instituição também tiveram acesso às apostilas, poderemos ampliar o universo de provas canceladas.”

Malvina manteve também uma reunião com os delegados da Polícia Federal em Fortaleza que investigam os acontecimentos. “Para nós é importante saber como as escolas estão trabalhando os valores éticos com seus alunos. A questão não se localiza no Enem. Sua aplicação foi perfeita. O que importa é verificar até que ponto esta competitividade comercial pode ter afetado o comportamento e os valores dos estudantes.”

Finalmente, com relação ao Banco Nacional de Itens, o Inep reafirmou que o número de itens divulgado (20 mil para todos os exames e seis mil exclusivamente para o Enem) são suficientes e seguros para a aplicação das duas provas previstas para 2012.

 

Fonte:
Ministério da Educação  

 

01/11/2011 12:24


Artigos Relacionados


Universidades vão participar da ampliação de questões nas provas do Enem

Boa interpretação de texto e imagem pode levar ao sucesso no Enem

Provas do Enem vão percorrer 308 mil quilômetros

FAB finaliza transporte de provas do Enem no Norte

Investimentos garantem qualidade e segurança das provas do Enem

Acesso de estudantes às provas do Enem está suspenso