Energia nuclear será tema de discussão na Rio+20
O desenvolvimento e uso adequados da energia nuclear serão discutidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, ressaltou nesta segunda-feira (4) que o assunto está entre os temas a serem discutidos no encontro que começa em nove dias.
“A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio +20, que começa na próxima semana, debaterá sobre energia sustentável, água, alimentos e oceanos dentro de um conceito de planejamento energético”, destacou Amano.
O diretor mencionou a Rio+20 na abertura da segunda reunião de governadores (representantes de todos os países na agência). O discurso completo está disponível na página da Aiea.
Para as autoridades brasileiras, a Rio+20 será a maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde definindo um novo padrão para o setor. A expectativa é que mais de 120 chefes de Estado e de Governo participem do evento. O presidente da França, François Hollande, e todos os líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) confirmaram presenças.
Em seu discurso, Amano fez um balanço sobre as atividades relacionadas às discussões para ampliar o desenvolvimento sustentável com base em energia nuclear. Segundo ele, é possível haver “boas práticas” e definir um planejamento em longo prazo. Para 2013, a Aiea organiza a Conferência Internacional Ministerial sobre Energia Nuclear do Século, que ocorrerá de 21 a 27 de junho, em São Petersburgo, na Rússia.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Visite a página da Rio+20 no Facebook
Fonte:
Agência Brasil
04/06/2012 16:04
Artigos Relacionados
Energia nuclear será tema de audiência pública
Produção de energia nuclear é tema de audiência pública
Indústria nuclear será tema de audiência pública da CCT
Uso da energia nuclear será debatido em audiências públicas no Senado
Reator para medicina será destaque em simpósio sobre energia nuclear
Pesca: Piscicultura em tanque-rede será tema de discussão