Energia renovável é tema de debate entre ministro das Relações Exteriores da Alemanha e Eletrobras



O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, visitou a Eletrobras na última sexta-feira (12) com o objetivo de debater eficiência energética e energia renovável, aproveitando a ratificação do acordo nuclear Brasil e Alemanha, ocorrida em dezembro do ano passado. Westerwelle anunciou que pretende cooperar para a expansão da energia nuclear em solo brasileiro.

O ministro estava acompanhado de uma comitiva de 20 industriais alemães e conversou com o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz, e com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que apresentou um panorama da energia elétrica no País e os potenciais hidráulicos, eólicos e nucleares de geração de energia.

Westerwelle também reforçou a experiência que a Alemanha tem em energias renováveis e mostrou-se interessado em saber mais sobre a bioenergia brasileira. O ministro entende que a cooperação entre os países precisa voltar a ser como nos anos 70 e afirmou que a Alemanha quer estar presente nos grandes empreendimentos brasileiros, na implantação de novas tecnologias de geração e na exportação de bens e serviços para o País.

Os industriais da comitiva alemã se mostraram empolgados com o excelente momento do Brasil e, segundo um deles, a Alemanha está tendo que se organizar para acompanhar o crescimento econômico do País. Também estiveram presentes à reunião o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, e o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vieira Vargas.

Fonte:
Eletrobras

 



15/03/2010 17:19


Artigos Relacionados


Governador recebe ministro das Relações Exteriores da Alemanha

Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores

Ministro do Desenvolvimento debate relações comerciais entre Brasil e Argentina

Brasil é um país sem inimigos, diz ministro das Relações Exteriores

Amorim recebe ministro das Relações Exteriores de Angola

Lembo se encontra com ministro das Relações Exteriores do Uruguai