Ensino técnico qualifica agricultor em Xapuri (AC)



Ocorreu na última sexta-feira (8), na zona rural do município de Xapuri, no Acre, distante 175 km da capital Rio Branco, aula inaugural do terceiro bloco de turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). O programa, executado por diversas instituições, entre elas o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), busca democratizar a educação profissional ao público rural.

A grande importância dos cursos é a qualificação técnica do agricultor, conforme assinala a delegada federal do MDA no Acre, Zenilda Barbalho Lima. "A ação alia conhecimento teórico à prática que o agricultor já tem. Com isso ele se qualifica para melhorar a qualidade de vida e a gestão do empreendimento, porque a propriedade é um empreendimento do agricultor familiar", observa a delegada.

As primeiras turmas de alunos do Pronatec Campo, em diversos municípios do Acre, já receberam os certificados de conclusão. O segundo bloco está em andamento e o terceiro já está com as turmas preenchidas.

  Pronatec Campo

Em Xapuri, os alunos terão aulas dos cursos de Agricultor Familiar e de Operador de Usina em Compostagem, com 40 vagas cada. Outros cursos estão sendo oferecidos em outros municípios do estado. Em Plácido Castro, os interessados poderão fazer o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária. Já em Assis Brasil, está disponível o de Agricultor Familiar. E, em Sena Madureira de Viveiricultor e de Agricultor Familiar. Cada curso oferece 40 vagas. O início das aulas está previsto para 22 de novembro.


Fonte:

 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



11/11/2013 14:05


Artigos Relacionados


Ensino técnico de SP firma parceria para melhorar ensino de inglês

Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas

Ensino técnico será reforçado com R$ 24 bi

Aprovada ampliação do ensino técnico no País

SP anuncia balanço do plano de ensino técnico

Entra em vigor lei de incentivo ao ensino técnico