ENTREVISTAS, FILMES, SHOWS E DOCUMENTÁRIOS NO FIM DE SEMANA DA TV SENADO



A nova economia e o trabalho no futuro são o tema do programa Agenda Econômica, da TV Senado, que vai ao ar sábado às 6h30 e 13h30 e no domingo às 19h30. Helival Rios e Beto Almeida conversam com o economista Márcio Porchman sobre as novas exigências do mercado de trabalho, como intimidade com a informática, iniciativa própria, poder de argumentação, capacidade de imaginar coisas novas, de perceber e abstrair, de criar soluções e, acima de tudo, habilidade nos relacionamentos interpessoais.

A série Redescoberta do Cinema Nacional, exibida em parceria com o Ministério da Cultura, apresenta sexta e sábado à meia-noite o filme Coronel Delmiro Gouveia (1977), de Geraldo Sarno com Rubens de Falco, Jofre Soares e José Dumont. Pioneiro da industrialização no país, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia (1863-1917) instalou-se em Pedra (AL), vilarejo próximo ao Rio São Francisco que hoje leva seu nome, onde montou uma fábrica e construiu estradas e alojamentos para operários. Ao reconstituir seu enfrentamento com grupos empresariais estrangeiros, o filme auxilia a compreensão das pressões exercidas sobre a economia brasileira pelo capital internacional na passagem do século XIX para o século XX.

A Carta, especial sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha que está em exposição pelo Brasil, será apresentado sábado às 8h15, 16h e 20h30 e domingo às 8h15, 16h e 21h. Com 25 minutos de duração, o especial, conduzidos pela repórter Junia Mello e com edição de Chico Sant´Anna, mostra também pinturas e esculturas de artistas plásticos brasileiros e portugueses que fazem parte da mostra, com uma releitura do detalhamento feito ao rei de Portugal sobre as novas terras de além mar.

O programa Revista Brasília, que vai ao ar sábado e domingo às 17h, apresenta entrevista com o artista plástico Glenio Bianchetti, que mora em Brasília há mais de 40 anos, e mostra o trabalho do escultor Amílcar de Castro. Ainda no programa a convidada especial Carla Ribeiro, tetracampeã mundial de caratê e campeã mundial de kickboxing, conversa com as meninas da ginástica rítmica de Brasília, que ficaram em quarto lugar no campeonato panamericano, realizado na Venezuela em outubro. A outra convidada especial do programa, a psicanalista Maria José Miguel, revela o segredo para uma boa convivência a dois.

O Revista Brasília apresenta ainda uma reportagem sobre a Avenida das Nações, onde estão situadas mais de 50 embaixadas dos mais diversos países do mundo e o restaurante Gaf, que já foi parada obrigatório de políticos e palco de decisões importantes nos tempos do regime militar. O programa mostra também a participação do Brasil na II Guerra Mundial, os mistérios da degustação de vinhos e a perfeição do piano de Beatriz Sales.

O programa Espaço Cultural, da TV Senado, apresenta sábado e domingo, às 14h30, o show do Quarteto de Brasília gravado recentemente na Sala Martins Penna do Teatro Nacional. Criado em 1986, o Quarteto de Brasília tem no repertório obras de todas as épocas e estilos, com ênfase na música brasileira. Nesse show estão obras de Astor Piazolla e clássicos da MPB como Aquarela do Brasil, Carinhoso, Felicidade e A Banda. O quarteto é integrado por Ludmila Vinecka (violino), Claudio Cohen (violino), Guerra Vicente (violoncelo) e Glêsse Collet (viola).

No programa Quem Tem Medo de Música Clássica, que vai ao ar sexta-feira às 18h30 e sábado e domingo às 10h e às 18h, o senador Artur da Távola comenta a sinfonia A Rainha, de Haydn, executada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no Festival de Inverno de Campos de Jordão.

De Coração, programa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, trata neste fim de semana de afogamento. O médico Davi Ispilman, especialista em recuperação de afogados, ensina como prevenir este tipo de acidente que mata sete mil pessoas por ano no Brasil. O programa vai ao ar sábado e domingo às 9h30.

No programa Tela Brasileira, Zita Carvalhosa, produtora de filmes como Fé e da série Povo Brasileiro e criadora do Festival Internacional de Curta-Metragem de São Paulo, fala de seu trabalho ao cineasta Luiz Alberto Pereira. O programa vai ao ar sábado às 19h e domingo às 9h.O show de lançamento do CD Bangladesh, de Giovanni "Mano" Borges, um piauiense ritmado nos tambores de São Luís, gravado ao vivo no Theatro Arthur Azevedo, será apresentado sábado e domingo às 19h30.

Durante toda a programação do sábado e domingo a TV Senado exibe, ainda, o Jornal do Senado e reapresenta entrevistas e debates com os senadores Pedro Piva, Ney Suassuna, Freitas Neto, Geraldo Althoff, Pedro Simon e o ex-senador Josaphat Marinho.

19/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


O CINEMA NA INTERNET, DOCUMENTÁRIOS, MÚSICA E ENTREVISTAS NO FIM DE SEMANA NA TV SENADO

FILMES E DOCUMENTÁRIOS MARCAM O FIM DE SEMANA NA TV SENADO

ENTREVISTAS, DEBATES, MÚSICA E HISTÓRIA NO FIM DE SEMANA DA TV SENADO

ENTREVISTAS, DEBATES, MÚSICA E HISTÓRIA NO FIM DE SEMANA DA TV SENADO

Festival uruguaio de documentários seleciona filmes

Festival de documentários de Cachoeira (BA) seleciona filmes