Equipamentos beneficiarão agricultores familiares no semiárido piauiense
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar, nesta sexta-feira (23), equipamentos que integram o conjunto de máquinas para melhorar a convivência dos agricultores familiares. Dessa vez serão beneficiados os agricultores de 189 municípios do Píauí (PI). O repasse incluirá a distribuição 100 caminhões-caçamba, 74 motoniveladoras, 48 pás-carregadeiras, dez retroescavadeiras e seis caminhões pipa. O incentivo à estruturação produtiva será oficializado durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra Semiárido específico para o estado.
A ação assegura R$ 7 bilhões do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para estruturar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região e, assim, minimizar as perdas nos períodos de seca.
O delegado federal do MDA no Piauí, Pedro Calisto de Oliveira, conta que, no estado, o Plano Safra Semiárido atenderá os agricultores familiares de 222 municípios. “Dos 224 municípios que o estado do Piauí possui, somente dois não se enquadraram na região: Teresina e Parnaíba. Estamos há dois anos sofrendo com essa seca, ” pondera.
Os recursos do Plano são acessados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que estabelece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, por exemplo, os juros são de 1% a 3% ao ano. Nas outras localidades, as taxas variam entre 1,5% a 3,5%. Os contratos de investimento são operacionalizados com juros de 1% a 1,5%, ao ano.
A entrega será feita pela presidenta Dilma Rousseff, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na capital Teresina.
Entenda o PAC
Criado em 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do País.
Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e permitiu ao Brasil gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período. Teve importância fundamental para o País durante a grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.
Fonte:
24/08/2013 22:55
Artigos Relacionados
Equipamentos do PAC 2 beneficiam agricultores familiares
Equipamentos modernizam produção de agricultores do semiárido alagoano
Agricultores familiares do semiárido vão receber minibibliotecas para aumentar a produção
Acordo permitirá a agricultores familiares compra de equipamentos pela internet
Projeto isenta de IPI agricultores familiares e cooperativas agrícolas na compra de máquinas e equipamentos fabricados no Mercosul
Duas novas concessões do Selo Combustível Social beneficiarão mais de 5 mil agricultores