Equipes do Segundo Tempo participam de treinamento em Brasília



As ações desenvolvidas pelo Programa Segundo Tempo em 2013, e as propostas para o planejamento do programa e de suas parcerias em 2014, foram avaliadas, na última semana, em Brasília. O encontro, que reuniu coordenadores e equipes colaboradoras (pedagógicas e de tecnologia da informação), permitiu, ainda, o acompanhamento pedagógico e administrativo, graças a uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com a participação das universidades de Maringá (UEM) e de Londrina, no Paraná.

As ações são desenvolvidas pelas equipes colaboradora, pedagógica e de tecnologia da informação. Responsável por subsidiar o Esporte da Escola (ME) no programa Mais Educação (MEC) pelas análises dos planejamentos pedagógicos e de convênios, a equipe pedagógica coordena ainda a produção de material – livros, manuais, cartilhas, suporte ao ensino a distância e outros processos pedagógicos. “Desde 2008, foram entregues a dez mil escolas do País o livro 'Fundamentos do PST', elaborado pelas equipes do programa", afirmou a coordenadora-geral de Esporte Educacional, Cláudia Bernardo.

As equipes receberam também orientações dos coordenadores por meio de oficinas de capacitação de esporte e aventura, práticas corporais, desafios de cordas e várias outras atividades, além de assistir a palestras e passar por simulações e treinamento em outras áreas associadas ao esporte. 

A professora de educação física da Universidade de Maringá Tânia Bomfim, integrante da equipe pedagógica, afirmou: “A simulação da prática é uma forma de aprender e dar suporte na elaboração de conteúdos aos monitores do PST no Mais Educação”.

As equipes colaboradoras são compostas por profissionais de instituições de ensino superior do País e atuam no processo de suporte ao desenvolvimento do programa. Já as equipes de tecnologia da informação têm como funções básicas a melhoria contínua do processo de gerenciamento informacional, suporte interno e externo, desenvolvimento de 17 sistemas na plataforma Snelis, automatização dos infográficos de avaliação e consolidação do PST e georreferenciamento. Atualmente, o programa conta com 16 equipes e 107 profissionais de 44 instituições.

Fonte:
Ministério do Esporte



07/02/2014 11:10


Artigos Relacionados


Servidores participam de treinamento interdepartamental

Funcionários da AL participam de treinamento sobre Pregão Eletrônico

Voluntários da Copa das Confederações participam de treinamento nas cidades-sede

Bolsistas do remo participam de treinamento no Rio de Janeiro visando vaga olímpica

Peritos que atuarão na Força Nacional de Segurança recebem treinamento em Brasília

Alunos paulistas participam do Segundo Festival Navega