Erechim é pólo de desenvolvimento regional



A Câmara de Vereadores de Erechim implantou há dois anos o programa Câmara Cidadã, que tem o objetivo de informar os jovens sobre as atividades políticas e parlamentares. O recebimento do sinal da TV Assembléia, a ser inaugurado neste sábado (20), em solenidade na sede da própria Câmara, com a presença do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, complementa o projeto de aproximar os políticos da população

Erechim, na região do Alto Uruguai, está a 362 quilômetros de Porto Alegre. O traçado viário da cidade apresenta uma peculiaridade entre os municípios gaúchos, já que todas as ruas desembocam na Praça da Bandeira, onde funcionam os poderes Executivo e Legislativo. O projeto urbanístico foi desenhado pelo engenheiro Carlos Torres Gonçalves, em 1914, quando a cidade ainda se chamava Paiol Grande.

A indústria é a principal atividade econômica. Grande parte dos 89 mil habitantes – a maioria descendente de italianos, alemães, poloneses e israelitas - trabalham no setor. Somente uma fábrica de ônibus emprega 1400. Hoje o município é um pólo de desenvolvimento regional.

As principais empresas da cidade estão reunidas no distrito industrial Irani Jaime Farina. O distrito, criado em 1978, já tem 680 mil metros quadrados de área ocupada. As mais de 600 indústrias de pequeno, médio e grande porte instaladas na cidade, contribuem com 28% da arrecadação municipal.
A espectativa da administração do município é que o distrito cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Luiz Felipe de Marchi, estão em fase de implantação oito empresas, outras três já estão funcionando. Além disso, a administração estuda a futura desapropriação de área para ampliação do distrito.

No setor primário, Erechim se destaca na produção de grãos e no cultivo e processamento de erva-mate. Quatro mil e 800 toneladas são embaladas anualmente no município. O hábito de tomar chimarrão é tão forte na cidade, que aqui são promovidos regularmente eventos tradicionais, como a Festa Nacional do Chimarrão e a Fenamate.

A Câmara de Vereadores de Erechim implantou há dois anos o programa Câmara Cidadã, que tem o objetivo de informar os jovens sobre as atividades políticas e parlamentares. Para o presidente do Legislativo municipal, o recebimento do sinal da TV Assembléia complementa o projeto de aproximar os políticos da população. O vereador João Brisotto, presidente da Câmara de Vereadores, elogiou a decisão do Parlamento gaúcho de ampliar o alcance do sinal da TV Assembléia para o Interior do Estado. “Quero parabenizar o presidente do Poder Legislativo, deputado Sérgio Zambiasi,pois a TV Assembléia, no meu ponto de vista, vai levar aquela informação que está faltando para os nossos contribuintes, para os nossos eleitores.Nós atualmente podemos assistir os debates da TV Senado e da TV Câmara, o que nos permite acompanhar os projetos que estão tramitando no Congresso Nacional. Com a TV Assembléia, vamos conhecer melhor a atuação também dos nossos deputados. Essas informações vão enriquecer, além de politizar melhor a nossa comunidade gaúcha”.


07/19/2002


Artigos Relacionados


Agricultura: Pólo Regional de Desenvolvimento do Médio Paranapanema auxilia produtores de banana

Agricultura: Pólo Regional de Desenvolvimento do Médio Paranapanema auxilia produtores de banana

Ministério da Integração Regional reúne produtores em II Mostra de Desenvolvimento Regional

Conchas ganha Polo Regional de Costura

Capital ganha 16º polo regional da Escola de Moda

Franco da Rocha recebe 28º Polo Regional de Moda