Escola da Família realiza I Encontro com Universitários em Regente Feijó
Participam do evento 1.800 educadores universitários, no próximo domingo, dia 29
1.800 educadores universitários discutem os reflexos do Protagonismo na sociedade, no mundo e na vida pessoal
Com o objetivo de potencializar e divulgar as ações do Programa Escola da Família, com foco na valorização dos projetos desenvolvidos pelos universitários, a Secretaria de Estado da Educação realiza neste domingo, dia 29 de janeiro, em Regente Feijó, o I Encontro com Universitários que atuam no Escola da Família.
O evento terá a participação do secretário da Educação, Gabriel Chalita, do secretário-adjunto, Paulo Barbosa, e será o primeiro, de uma série de 10 reuniões com os educadores universitários de todo o Estado de São Paulo.
Neste encontro de Regente Feijó estão sendo esperados 1.800 universitários de 103 municípios da região. O tema central é Protagonistas da Paz e pretende promover uma série de reflexões sobre o significado do protagonismo na sociedade, no mundo, na vida pessoal de cada educador e no seu desenvolvimento estudantil e profissional. Para isso, durante o período da manhã, haverá uma série de oficinas, jogos cooperativos e dinâmicas visando a integração, inclusão, sensibilização, incentivo à auto-estima e confiança mútua, criatividade, liderança compartilhada, respeito, integração das diferenças, entre outros.
BOLSA UNIVERSIDADE
O Programa Escola da Família disponibiliza cerca de 50 mil bolsas para jovens e adultos cursarem uma universidade particular. As parcerias com as instituições de ensino garantem aos universitários 100% de gratuidade no custeio de seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.
Em contrapartida, o beneficiado desenvolve projetos em todas as 5.306 escolas estaduais e mais 359 escolas municipais, dentro dos 4 eixos de atuação do Programa - cultura, saúde, qualificação para o trabalho e esportes, colaborando para o crescimento das comunidades intra e extra-escolares, bem como para o bem-estar social. São 16 horas de trabalho aos finais de semana, sábados e domingos.
Desta forma, o universitário passa por processos de adaptação, aceitação e permanência na sua escola, interagindo com os demais membros da equipe do Programa - educador profissional, gestor, voluntários, comunidade - e adquirindo uma valiosa experiência profissional e pessoal.
Os universitários têm extrema importância neste processo, além de terem uma elevada carga horária, uma vez que na sua maioria, trabalham e estudam, sem muito tempo livre. É importante mostrar a eles a fundamental importância que desempenham atuando no Escola da Família, renovando o espírito e a motivação, constantemente.
REDE MUNICIPAL
O programa também foi estendido às escolas da rede municipal. Em agosto do ano passado, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 48 milhões destinados ao custeio de 15 mil bolsas de estudos em cursos superiores a alunos universitários que atuarão como educadores nas escolas abertas nos fins de semana.
Aderiram ao programa 134 municípios e, destes, 50 começaram a abrir as escolas da rede nos finais de semana. As prefeituras interessadas em participar do Escola da Família devem fazer um cadastro no site do programa: www.escoladafamilia.sp.gov.br
4ª UNIVERSIDADE PAULISTA
O volume de estudantes beneficiados pode ser comparado ao número de alunos de uma universidade pública, o que já tornou o programa conhecido como a 4ª universidade pública paulista. Enquanto a Unicamp tem 16.313 alunos matriculados na graduação e a Unesp aproximadamente 30 mil universitários, o Governo estadual possibilita agora que mais 45 mil jovens freqüentem gratuitamente uma universidade particular.
Com a ampliação do programa para a rede municipal, a intenção é que o Bolsa Universidade se equipare ao número de alunos matriculados na USP, que atualmente é de cerca de 44 mil jovens.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Faça Parte - Brasil Voluntário e mais 339 instituições de ensino superior conveniadas. Lançado em agosto de 2003, o Escola da Família tem por objetivo abrir as portas das escolas estaduais nos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno de cada escola.Para realizar as atividades, o Programa conta com educadores profissionais, educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área e voluntários. Informações sobre a escola mais próxima da sua residência ou sobre o Programa também podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação pelo telefone 0800 - 77 000 12.
Serviço
ENCONTRO DE EDUCADORES UNIVERSITÁRIOS DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
Dia 29 de janeiro de 2006 - das 9h às 18 horas
Local: Ginásio M
01/27/2006
Artigos Relacionados
Estado entrega 988 moradias em Rancharia e Regente Feijó
Cláudio Lembo recebe Medalha "Regente Feijó"
Juca Chaves se apresenta neste domingo em Regente Feijó
Alckmin dá início à duplicação da Raposo Tavares entre Rancharia e Regente Feijó
Escola da Família tem 10 mil vagas para universitários
Estado oferece 5 mil bolsas do Escola da Família a universitários