Escola Estadual de Sertãozinho ganha prêmio de gestão escolar



Ela vai representar o Estado em Brasília na etapa final do prêmio que elegerá a melhor do Brasil

A escola Dr. Isaías José Ferreira, no distrito de Cruz das Posses, no município de Sertãozinho, interior de São Paulo, irá representar o Estado de São Paulo, em Brasília, onde serão escolhidas as melhores escolas do Brasil graças ao 1º lugar conquistado no Concurso “Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar no Estado de São Paulo”.

Válido para todo o País, o concurso é uma iniciativa conjunta do Consed, Undime, Unesco e Fundação Roberto Marinho. Na escola de Sertãozinho são desenvolvidos diversos projetos ligados à comunidade, fazendo com que ela seja uma referência no acesso à cultura, lazer, conhecimento e informações sobre atualidades.

De acordo com a equipe pedagógica da escola Dr. Isaías José Ferreira , a meta é dar aos alunos o acesso aos principais elementos necessários para a formação do cidadão pleno. “Dentro dos aspectos que compõe a realidade em que estão inseridos, queremos tornar nossos alunos pessoas capazes de buscar algo que possa favorecer o desenvolvimento deles, tirando-os do senso comum, e ajudando-os em suas relações sociais contemporâneas”, explicou o diretor da escola, Sidnei Roberto Fernandes.

Entre os projetos mais conhecidos da unidade estão a fanfarra, que complementa o trabalho social desenvolvido pela escola; a Gincana da Cidadania, o projeto “Fabricando o Futuro”, de aprimoramento do currículo; De Olho no Futuro, que prepara para o mercado de trabalho; Inclusão Digital, aproximando os alunos da informática; e Agenda 21; ligada à questão do meio ambiente.

Bons índices

Os índices obtidos pela escola são bastante positivos. No caso de evasão, o índice é de 1,6% no ensino fundamental, e 0,8% no médio. Sobre a retenção, o percentual do ensino fundamental é de 6,2%, e no médio, 4,7%. E em relação aos índices de aprovação, o total do ensino fundamental é de 92%, enquanto no ensino médio chega a 94,5%.

“Nosso trabalho é realizado de forma diferenciada, com abertura e transparência. Estabelecemos diálogos francos, ações concretas e pontuadas capazes de mudar a realidade qualitativamente, servindo de base para um processo que cresce cada vez mais na aprendizagem e no interesse da busca constante pelo saber”, explica Teresa Aparecida Dancini, dirigente regional d

08/26/2007


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