Escolas técnicas terão oito milhões de vagas até 2014



Anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela presidenta Dilma Rousseff, na coluna Conversa com a Presidenta

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá oito milhões de vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes em mais de 400 áreas do conhecimento até 2014. No mesmo período, o Pronatec Copa disponibilizará 240 mil vagas para qualificar os profissionais que atuarão no mundial sediado no País.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela presidenta Dilma Rousseff, na coluna Conversa com a Presidenta.

Os cursos serão oferecidos nas 403 unidades das escolas técnicas federais e estaduais, e nas escolas do sistema S - Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).O objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.

Os interessados nas vagas para cursos técnicos do Pronatec deverão procurar a secretaria de educação do seu estado. Já os interessados nos cursos de qualificação profissional deverão procurar o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou acessar o site. Mais informações sobre o Pronatec Copa podem ser encontradas aqui.

 

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011. O programa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para isso, são previstos uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, que possibilitará a oferta das vagas a trabalhadores de diferentes perfis.

Pronatec Copa

O Pronatec Copa é um subprograma que visa oferecer qualificação profissional aos trabalhadores do setor do tursimo para a Copa do Mundo Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) 2014.

O programa é uma parceria entre os Ministérios do Turismo e da Educação e, através dele, serão oferecidas 40 mil vagas por semestre em 29 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes também receberão auxílio estudantil, entre alimentação e transporte.


Leia mais:

Cartilha prepara empreendedores para negócios durante a Copa do Mundo

Trabalhador terá que fazer curso de qualificação para receber o seguro-desemprego 

Empresas podem obter financiamento especial e qualificar funcionários

Pronatec oferecerá bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional

Ensino técnico privado pode aderir ao Fies

 

Fonte:
Blog do Planalto
Ministério do Turismo



08/08/2012 19:47


Artigos Relacionados


MEC destina R$ 358 milhões para escolas técnicas em oito estados e DF

Escolas públicas terão prazo limite de até oito anos para alfabetizar crianças

Adiada votação de reserva de 50% das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos da rede pública

Escolas estaduais terão calendário diferenciado em 2014

Cursos de capacitação do Brasil Sem Miséria terão 1 milhão de vagas até 2014, diz MDS

Estâncias turísticas terão mais R$ 30 milhões em 2014