Escoteiros visitam o Congresso Nacional e fazem ato pela paz



Escoteiros de todo o Brasil visitaram o Congresso Nacional na tarde desta sexta-feira (21). Eles estão em Brasília para o III Jamboree Nacional - acampamento que ocorre de quatro em quatro anos e busca integrar todos os grupos de escotismo do país. "Jamboree" é uma palavra zulu que significa "união de tribos". Além de jovens das cinco regiões do país, o encontro, ocorrido no Parque da Cidade, contou ainda com cinco escoteiros do Haiti.

O objetivo da visita ao Congresso foi o de "mostrar aos jovens o lugar mais importante do país", nas palavras do "chefe de tropa" André Ambrozio. O escoteiro e engenheiro civil haitiano Fénélus Timothée encantou-se com a arquitetura e o tamanho do Congresso. "Estou muito feliz de estar aqui", disse.

Depois da visita, os jovens realizaram uma manifestação na Praça dos Três Poderes, na qual foi protocolada no Palácio do Planalto a carta "Jovens pela Paz" - documento elaborado pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Os jovens fizeram uma grande formação humana em forma de pomba, para mostrar a que vieram. A celebração "Jovens pela Paz" marcou o fim do III Jamboree, que foi o primeiro grande evento em comemoração ao centenário do escotismo.

O encontro promoveu, desde domingo (16), diversas atividades vivenciais por meio de oficinas de ciência e tecnologia, arte e cultura, paz e direitos humanos e saúde e respeito ao meio ambiente. Em uma das oficinas foram manufaturadas mesas, cadeiras e brinquedos de madeira a serem doados a instituições de caridade do Distrito Federal. Além das oficinas, ocorreram trilhas no cerrado e uma corrida de orientação na fazenda Barra do Dia. Para Deomar Rosado, diretor adjunto do Prodasen e um dos organizadores do evento, o objetivo do Jamboree e do escotismo é o de "desenvolver cidadãos úteis e responsáveis".

21/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bernardo recebe medalha pela colaboração na formação de escoteiros do mar

CONGRESSO NACIONAL E UNESCO REALIZAM ATO PELA CULTURA DA PAZ

No sábado, Congresso Nacional ficará às escuras pela Hora do Planeta

Geraldo Mesquita acusa Lula de ser o responsável pela desmoralização do Congresso Nacional

Jovens metodistas visitam o Congresso

Parlamentares espanhóis visitam Congresso