Escritor lança "O andarilho: quem é ele?" na Biblioteca do Senado Federal



Com a presença dos senadores Aelton Freitas (PL-MG), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e João Ribeiro (PL-TO) e de outros políticos, foi lançado no início da noite desta quarta-feira (31)o livro O Andarilho - Quem é ele?, do escritor mineiro João Sabino. O evento ocorreu na biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado Federal.

Fruto de mais de 30 anos de observações e pesquisas realizadas pelo escritor, principalmente nas cidades e estradas de Minas Gerais, O Andarilho: Quem é ele? pretende chamar a atenção para esse personagem "tão antigo quanto a própria estrada". Apesar da sua presença constante em todas as regiões do território nacional o andarilho é praticamente ignorado pelo Brasil oficial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não realiza pesquisas com quem não tem casa", diz o autor citando matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo de 6 de setembro de 2003.

"Se despertarmos algumas autoridades para este tema ou pelo menos tocarmos corações através deste livro, estaremos mil vezes recompensados. Não me deixem sozinho com esta bandeira nas mãos a tremular no vento", diz João Sabino.

Movido pela determinação de desvendar as motivações mais profundas que levam um homem a viver sem paradeiro, cruzando os caminhos e estradas do país, João Sabino indaga-se sobre o que é preciso ter e ser para merecer o rótulo ou a classificação de andarilho: "Ter um trauma? Uma decepção? Nascer deficiente mental? Não acertar na vida? Sofrer um desgosto? Ser rejeitado ou discriminado? Enfim qual seria o requisito necessário para se ir ao mundo, esse sem limites e nem porteiras?"

João Sabino observa que não há uma estrada sem a figura do andarilho de quem traça o perfil sublinhando que ele se apresenta, freqüentemente, "de sacos nas costas, sandálias havaianas surradas, blusão ou paletó, calças no meio das canelas, cabeludo e barbudo, dentes estourados e faltantes, poucos ou quase nenhum banho, unhas grandes (...), sem falar dos seus acessórios".

Mesclando ficção com reportagem e entrevistas, o livro de João Sabino contribuiu para incluir o andarilho, esta figura tão familiar aos nossos olhos quanto inexistente para as instituições públicas, entre as legítimas preocupações da sociedade brasileira.

31/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livro "O Andarilho - Quem é ele?" será lançado na Biblioteca do Senado

Escritor potiguar lança coletânea de textos na Biblioteca do Senado

Biblioteca do Senado lança CDs com relatórios das comissões que delimitaram o Distrito Federal

Biblioteca do Senado lança CDs com relatórios de comissões exploradoras que delimitaram o Distrito Federal

Biblioteca de São Paulo recebe o escritor João Carrascoza

Biblioteca de São Paulo recebe escritor Fernando Bonassi