Espanha escolhe Curitiba como centro de treinamento
Curitiba vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos na primeira fase do torneio. O jogo mais esperado pelos fãs do futebol será a estreia da Espanha, atual campeã do Mundo, contra a Austrália, no dia 23 de junho. Os espanhóis escolheram a capital paranaense como centro de treinamento e devem chegar à cidade um mês antes da bola rolar na Arena da Baixada.
A Espanha está entre os mercados prioritários para o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para divulgação e promoção do Brasil no exterior. Em 2012, 180.406 espanhóis estiveram no Brasil, ocupando a 9ª posição do ranking de países que mais enviam turistas ao País. A Espanha fez parte do programa Goal to Brasil, principal ação da Embratur para divulgar as cidades-sede da Copa do Mundo. Já a Austrália está em 21º no ranking, com o envio de 43.161 turistas ao Brasil naquele mesmo ano.
No dia 20 de junho, Curitiba será o palco de uma disputa latino-americana quando o Equador enfrenta a seleção de Honduras. O Equador também está na mira da Embratur e faz parte dos mercados considerados prioritários. Em 2012, 26.462 equatorianos estiveram no Brasil, ocupando a 23ª posição no ranking.
A disputa entre latinos pode estimular o turismo intrarregional no Brasil. Em 2010, apenas 46% dos estrangeiros que visitavam o Brasil eram sul-americanos. O crescimento dos últimos anos fez a participação chegar a 49,7%.
“A Embratur vai seguir apostando no aumento desse fluxo, como forma de garantir um novo patamar para o turismo internacional. Somente teremos 10 milhões de turistas por ano, quando tivermos 8 milhões de latino-americanos”, prevê o presidente da Embratur, Flávio Dino.
De muito longe virão os russos que jogarão contra a Argélia na Arena da Baixada no dia 26 de junho, último jogo na capital paranaense. Mesmo sendo um país de longa distância do Brasil, a Rússia também está entre os países prioritários para a Embratur. Em 2012, 25.141 russos visitaram as terras brasileiras, ocupando o 18º lugar do ranking de turistas que mais entram no Brasil.
A disputa entre a Nigéria e o Irã acontecerá no dia 16 de junho e será a primeira partida da Copa do Mundo na capital paranaense. “Infelizmente, temos poucos visitantes vindos desses países, mas acreditamos que a Copa do Mundo será uma bela oportunidade para que nigerianos e iranianos descubram o Brasil”, prevê Flávio Dino.
Em 6 de dezembro, quando a Fifa realizou o sorteio dos grupos da Copa, a Embratur lançou uma campanha onde estrangeiros que moram no Brasil apresentam as cidades-sedes para seus conterrâneos. Curitiba foi apresentada por um espanhol que vive no Brasil.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Turismo
07/01/2014 16:07
Artigos Relacionados
Ministro visita Centro de Treinamento que será usado pela Espanha
Delegação da Espanha terá recepção especial em Curitiba
Itália escolhe Mangaratiba (RJ) como base durante a Copa
Subcomissão do Fórum Mundial das Águas escolhe Marina Silva como presidente
Parlamentares visitam Centro de Defesa Aérea em Curitiba
Senado escolhe Vital do Rêgo como novo corregedor e elege integrantes do Conselho de Ética