Espanha prometeu trégua com o Brasil, diz ministro
O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, disse, na tarde desta quarta-feira na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, que já está sendo encaminhada uma saída diplomática para as divergências entre o Brasil e a Espanha acerca do tratamento dado a viajantes brasileiros pelas autoridades da imigração espanhola. Segundo Amorim, o ministro das Relações Exteriores espanhol, Miguel Moratinos, prometeu suavizar o tratamento dado aos brasileiros que chegam naquele país.
- Eles nos prometeram algo como uma trégua ou uma mitigação de atos exacerbados que vêm sendo cometidos - anunciou Amorim.
Os dois conversaram pela manhã, dois dias depois das eleições que reconduziram ao cargo o primeiro-ministro Luiz Rodrigues Zapatero. Foi combinada uma reunião de trabalho para tratar do assunto "para pouco depois da Páscoa". Segundo Amorim, o problema já vinha sendo tratado duas semanas antes dos episódios de deportação de brasileiros que desembarcaram em Madri ou passavam pelo aeroporto daquela capital.
Na opinião do chanceler, é preciso "desdramatizar essa questão com a Espanha".
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que os espanhóis estão usando de muito rigor, embora cumprindo a legislação.
- Acredito até em discriminação disfarçada, mas não é admissível que funcionários brasileiros na alfândega estejam tratando mal os espanhóis - observou.
Respondendo a uma pergunta do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Celso Amorim disse que é preciso aumentar o número de consulados, de forma a atender melhor a população de brasileiros no exterior, que aumentou muito nos últimos anos.
- Nossa ação consular está aquém do que o necessário, mas temos restrições orçamentárias. De todo modo, o governo tem aberto muitos consulados nos Estados Unidos e na Europa. Esta é uma situação muito nova - disse o ministro, que anunciou a realização de um congresso tratando dos "brasileiros na diáspora".
12/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi: ministro da Saúde prometeu apoio aos portadores de psoríase
Tião Viana recebe ministro da Justiça da Espanha
Ministro visita Centro de Treinamento que será usado pela Espanha
Brasil cai no grupo da anfitriã Espanha
Brasil participa de Encontros de Museus na Espanha
Embratur realiza semana do Brasil na Espanha