Especial D.O.: Artesanatos e doces no Parque da Água Branca nos dias 12 e 13



Feira da Agricultura é resultado do Programa de Capacitação em Comercialização e Agroindústria Familiar

O público que visitar o Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, nos dias 12 e 13, poderá apreciar artesanatos, frutas, legumes, laticínios, doces, conservas e até ostras frescas produzidos por 325 assentamentos rurais e quilombolas do Estado. Os produtos estarão à venda durante a Feira da Agricultura Familiar.

O evento é resultado do Programa de Capacitação em Comercialização e Agroindústria Familiar, promovido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Esses agricultores participaram de nove etapas de qualificação. O treinamento começou em setembro de 2004 e incluiu oficinas temáticas e visitas a entrepostos, como Ceagesp de São Paulo e Ceasa de Campinas.

A analista de desenvolvimento agrário na área de formação e capacitação do Itesp, Márcia Regina Andrade, explica que o intuito do curso é fortalecer e buscar alternativas de comercialização da agricultura familiar das pequenas produções rurais. Regularmente são realizadas feiras regionais para a comercialização dos produtos.

Dois eventos grátis

No Parque da Água Branca estão programados dois eventos: a Feira de Agricultura Familiar e o Seminário de Comercialização. Ambos integram a 10ª etapa da capacitação dos agricultores familiares. No seminário, especialistas debaterão as possibilidades de comercialização para a agricultura familiar, planejamento da produção e obstáculos da legislação. O encontro é aberto aos agricultores e profissionais de empresas que atuam na área rural.

A programação inclui relatos de experiências individuais sobre comercialização de produtos in natura, industrializados e artesanais identificados durante as oficinas. No encerramento do primeiro dia do debate (11) será aberta a feira com atividades culturais como apresentação de violeiros e festa religiosa de folia de reis.

SERVIÇO

Parque da Água Branca:

Avenida Francisco Matarazzo, 455 - próximo ao metrô Barra Funda

Seminário de comercialização: dias 11 e 12, das 8 às 19 horas:

Arena do Parque da Água Branca - capacidade para 300 pessoas

Inscrições no próprio local na hora do evento

Feira da Agricultura Familiar:

Dia 12, das 9 às 18 horas, e 13, das 9

08/08/2006


Artigos Relacionados


Dia do Agricultor tem programação especial no Parque da Água Branca

Dia do Agricultor ganha programação especial no Parque da Água Branca

Parque da Água Branca recebe programação especial neste sábado

Parque da Água Branca recebe programação especial em homenagem aos agricultores

Parque da Água Branca recebe programação especial neste sábado

Fundo Social: Estação Especial da Lapa promove Primeira Caminhada Adaptada no Parque da Água Branca