Especial D.O.: Governo se une a iniciativa privada em projeto de capacitação profissional



Primeira turma de servidores se forma no MBA em Gestão Integrada de Tecnologia da Informação

No final do ano passado, 41 servidores de 16 secretarias do Estado, do Tribunal de Contas e da Assembléia Legislativa receberam o título de especialistas em gestão da tecnologia da informação (TI). A novidade é que esses alunos participaram de um projeto pioneiro, resultado de parceria firmada entre governo do Estado, universidade e iniciativa privada: o primeiro curso de MBA em Gestão Integrada de Tecnologia da Informação. MBA é a sigla para Master of Business Administration. Entre os cursos de pós-graduação lato sensu estão os de especialização, que visam a ampliar a qualificação profissional, e os MBA, direcionados à prática empresarial e formação de executivos.

Nesse projeto, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada à Casa Civil, ofereceu a infra-estrutura. As aulas foram ministradas por professores da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), enquanto a multinacional CA Brasil – que atua em gestão integrada de tecnologia da informação – colocou à disposição o ambiente tecnológico para o conteúdo prático do curso, com duração de um ano. Os alunos, membros do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo, gestores e coordenadores de projetos, foram indicados pelos órgãos em que trabalham e passaram por seleção prévia da coordenação do curso.Educação e tecnologia – Para a diretora executiva da Fundap, Neide Hahn, a parceria trouxe bons resultados e o papel do Estado foi bem definido no processo: "A Fundap é o agente integrador para que as iniciativas possam ser viabilizadas", esclarece. O superintendente técnico da fundação, Roberto Agune, explica que a proposta do curso era aprimorar conceitos e práticas gerenciais para capacitar os profissionais a atuarem em projetos complexos de tecnologia da informação e comunicação.

Agune informa que a Fundap tem estabelecido parcerias com a iniciativa privada com o objetivo de oferecer cursos e palestras nessa área. Isso possibilitou a capacitação de mais de 3 mil servidores. “Entre 2004 e 2005 as parcerias foram formalizadas entre o governo do Estado, representado pela Casa Civil, e a empresa, tendo a Fundap como interveniente. A partir de 2006 passaram a ser realizadas diretamente com a Fundap, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica”, explica Agune.

Para ele, a formatura dos alunos do primeiro curso de MBA em Gestão Integrada de Tecnologia da Informação encerrou com chave de ouro a primeira etapa da cooperação bem-sucedida entre governo, empresa privada e escola. "Apostamos na importância da educação para melhorarmos, cada vez mais, a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, principalmente na área de tecnologia da informação que apresenta evolução rápida e intensa", avalia.

Quem concorda é o diretor-geral da CA Brasil, Marco Leone: "Acreditamos no cunho social desse investimento, porque a tecnologia é uma importante ferramenta para a melhoria da eficiência do serviço público. A formação de profissionais especializados contribui para a qualidade das atividades do setor, principalmente quando o tema aborda também a gestão integrada de TI, conhecimento fundamental para qualquer profissional da área. A CA tem orgulho de participar dessa iniciativa envolvendo educação e tecnologia".Grupo bem preparado – O diretor acadêmico da Fiap e coordenador do curso, Gutenberg Araújo Silveira, fala de forma entusiasmada do projeto: "Essa é uma das melhores turmas que já tivemos. O trabalho foi pioneiro e ímpar pela maturidade e experiência profissional dos alunos. Reunimos um grupo bem preparado, com grande conhecimento. Todos vieram com vontade de aprender, de interagir, de descobrir. Vimos um espírito de união muito grande".

O professor Anderson Tadeu Milochi, coordenador do trabalho de conclusão do curso (TCC), classificou a iniciativa como inovadora e enriquecedora: "Foi muito gratificante. Todos os professores trabalharam e aprenderam muito. Houve rica troca de informações e de experiência, porque os alunos são profissionais que atuam na área de tecnologia, desenvolvendo projetos grandes e significativos. Dificilmente, na iniciativa privada, vemos projetos dessa natureza".

Troca de conhecimento – O diretor técnico do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Fernando de Macedo Duarte, aluno do curso, destaca dois aspectos que considera importantes: a oportunidade de aperfeiçoamento profissional, em virtude da atualidade dos temas abordados, e a integração e troca de experiência entre os gestores de TI dos órgãos estaduais. "Foi importante a convivência com profissionais de perfis diferenciados, vindos de órgãos que têm finalidades diversas", enfatiza.

Serviço

Mais informações sobre cursos e parcerias podem ser obtidas no site do Comitê de Qualidade da Gestão Pública: www.cqgp.sp.gov.br

Joice Hen

01/24/2007


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