Especial D.O.: Serviço ao usuário ajuda a diminuir número de mortos nas estradas
Desde 1998, as doze concessionárias atenderam a 7,1 milhões de solicitações nos 3,5 mil quilômetros de rodovias paulistas
O número de mortos nas principais rodovias paulistas caiu 25,2 % nos últimos seis anos, indica o levantamento feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que administra o programa paulista de concessão de estradas. Entre os meses de janeiro e julho, houve 11% menos acidentes e 4% menos óbitos, em comparação com igual período de 2005. Entre as causas que colaboraram para a baixa dos números está a adoção do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Os dados da Artesp se referem aos trechos pertencentes às 12 empresas concessionárias, do setor privado, sem incluir as duas estatais que também atuam no setor: Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Dersa S/A.
Diariamente, ambulâncias e veículos de inspeção de tráfego, guincho e socorro mecânico realizam, em média, 2,8 mil atendimentos a motoristas de todas as rodovias concedidas do Estado. O limite de tempo para a prestação do serviço é previsto nos editais de concessões e tem auditoria mensal, coordenada pela Artesp. Desde 1998, início do Programa de Concessões, foram 7,1 milhões de atendimentos nos 3,5 mil quilômetros de rodovias mantidas pelas 12 empresas licenciadas. Desse total, 4% dos casos foram socorros prestados por ambulâncias e 53%, atendimentos de guincho e auxílio mecânico.
Monitoramento – A cada dia, cerca de 130 veículos são atendidos por pane seca (falta de combustível), ocorrência que poderia ser evitada pelo motorista e que causa congestionamento e acidentes. De janeiro a julho, foram encontrados 28 mil veículos sem combustível. Problemas de panes elétrica e mecânica somam 164,7 mil casos no SAU no mesmo período. Pneu furado, 41,4 mil, média de 197 carros por dia. A última pesquisa anual de satisfação do usuário, encomendada pela Artesp e realizada pela FIA/USP, constatou que quem recebeu socorro médico ficou muito satisfeito, avaliando o serviço com nota 9,3, numa escala de zero a dez.
Toda a malha rodoviária concedida é monitorada pelos centros de controle operacional (CCO) das concessionárias. Dessas bases, as ambulâncias e guinchos são acionados de um dos 92 pontos de apoio operacional. Os carros de inspeção de tráfego, que circulam 24 horas, também comunicam ao CCO eventuais prestações de socorro. A cada quilômetro de rodovia, o motorista encontra um call box (telefone de emergência) para solicitar ajuda. Com o aumento da telefonia móvel, 89% das pessoas acionam o serviço de auxílio por meio de celular. Atualmente, os usuários dispõem de 437 veículos de apoio e 3,4 mil call boxes na área de concessão.
Prêmio – Anualmente, a Artesp traça duas metas de segurança para as 12 concessionárias: A primeira estipula a diminuição do índice de mortos em acidentes rodoviários. A outra, a redução de 10% no número de vítimas fatais resultantes do principal tipo de acidente de cada concessionária. As empresas que obtêm ambas as metas recebem o prêmio da Artesp, criado em 2000. O objetivo da homenagem é incentivar programas de redução de acidentes, de forma que sejam alcançados em 2020 os padrões internacionais. Em todo o sistema concedido, a redução do índice de mortos foi de 5,4% em relação ao ano passado. Esse resultado é também reflexo do rápido atendimento do SAU, que presta socorro médico ainda na pista e encaminha as vítimas aos hospitais.
SERVIÇO
Ajuda ao motorista
- DER e Dersa (0800-555510)
- Artesp (0800-787780)
- AutoBan (0800-0555550)
- Autovias (0800-7079000
- Centrovias (0800-178998)
- Colinas (0800-7035080)
- Ecovias (0800-197878)
- Intervias (0800-7071414)
- Renovias (0800-559696)
- SPVias (0800-7035030)
- Tebe (0800-551167)
- Triângulo do Sol (0800-7011609)
- Vianorte (0800-7013070)
- Viaoeste
01/04/2007
Artigos Relacionados
Número de mortos em estradas federais durante Carnaval é quase 48% maior que em 2010
Serviço: Secretaria dos Transportes realiza operação especial nas estradas
CPTM: Usuário do Amanhã visa diminuir vandalismo nos trens
CPTM: Programa Usuário do Amanhã visa diminuir vandalismo nos trens
Estradas: Cai 37,8% o número de mortes nas estradas paulistas no feriado
Aplicativo em celular ajuda usuário a não transgredir no trânsito