Especial do D.O.: Abertas inscrições para Prêmio Design Museu da Casa Brasileira



Premiação é considerada a mais respeitada e tradicional do setor no Brasil

O Museu da Casa Brasileira (MCB) recebe até o dia 8 de agosto inscrições para a 20ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, considerada a mais respeitada e tradicional premiação do setor no país. De acordo com Adélia Borges, diretora do museu, “é a premiação de design de maior longevidade em nosso país”.

A iniciativa surgiu em 1986, quando o publicitário Roberto Dualibi dirigia o MCB. O prêmio abrange todos os equipamentos para a habitação, nas categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Equipamentos, Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Têxteis e Revestimentos, Trabalhos Escritos e Novas Idéias/Conceitos.

O 20º Prêmio Design MCB realizou, no primeiro semestre, concurso para sua identidade visual. O vencedor foi o designer Taiam Ebert, de São Paulo, que utilizou a imagem de uma cadeira, que já foi tema da identidade de edições anteriores, com um trabalho original e de muita força gráfica. Na avaliação do júri, o profissional encontrou uma solução sintética, impactante, e resolveu todas as aplicações solicitadas de forma sensível e profissional.

As bandeiras de Volpi, telhados de casas brasileiras de duas águas, profusão de cores e colchas de retalhos foram utilizados pelo designer Rogério Ubirajara Di Machado, de Goiânia, para criar seu trabalho, que ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi Alessandra Kalko, de São Paulo, que recorreu à imagem de uma trena para expressar o processo produtivo que envolve o design.

Cláudio Rocha, Fernanda Martins, Helga Miethke, Milton Cipis, Priscila Farias, Rogério Batagliesi e Ruth Khotzel (presidente e curadora da realização) participaram do júri. Clareza de comunicação, conceito, originalidade, viabilidade técnica e econômica e boa aplicação da imagem em todas as peças de comunicação foram os critérios utilizados para avaliação.

Prêmio e design brasileiro: 20 anos de história

A trajetória do Prêmio Design MCB nesses 20 anos se confunde com a própria história do design brasileiro. Na primeira edição, em 1986, um dos premiados foi a cadeira Paulistano, de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que recentemente conquistou o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Adélia explica que “de lá para cá passaram por este museu estadual cinco diretores, e todos continuaram a realizar o prêmio, o que nem sempre é usual em instituições públicas e mostra a força com que a iniciativa nasceu”.

Entre os vencedores, nas edições anteriores, estão Michel Arnoult, Ângela Carvalho, Empório Beraldin, Singer, Deca, Philco, Itautec, Lumini, Nelson Petzold, irmãos Campana e Carlos Motta. Neste ano, a cerimônia de premiação e abertura da exposição dos produtos selecionados e premiados será realizada no dia 5 de dezembro. A exposição seguirá do dia 6 de dezembro a 21 de janeiro de 2007.

SERVIÇO

20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Inscrições começaram no dia 8 de julho e terminam no dia 8 de agosto

Informações: www.mcb.sp.gov.br ou [email protected]

Da Asse

07/12/2006


Artigos Relacionados


Museu da Casa Brasileira recebe inscrições para o Prêmio Design

Museu da Casa Brasileira abre inscrições para prêmio de design

Museu da Casa Brasileira abre inscrições para prêmio de design

Prêmio Design Museu da Casa Brasileira encerra inscrições hoje

Museu da Casa Brasileira abre inscrição para prêmio de design

Museu da Casa Brasileira abre inscrição para prêmio de design