Especial do D.O: Região do Vale do Paraíba ganha mais dois Infocentros do Acessa São Paulo
Atualmente tem 17 unidades e em breve será inaugurada mais uma, em Santo Antônio do Pinhal
As cidades de São Bento do Sapucaí e São José do Barreiro, ambas no Vale do Paraíba, ganharam unidades do Acessa São Paulo neste mês. O serviço foi criado em 2000 pelo governo estadual, por meio da Imprensa Oficial e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), e conta com apoio de diversos órgãos estaduais, prefeituras e ONGs.
O objetivo é a inclusão digital: oferecer acesso a computadores e Internet a quem não têm os equipamentos em casa. Na unidade de São Bento, foi instalado também o Ponto.SP, iniciativa do programa Poupatempo em parceria com as prefeituras, que busca facilitar o acesso da população a serviços públicos, como a emissão de atestado de antecedentes criminais, declaração de perda de documento e outros.
Os moradores da cidade têm à disposição computadores de acesso à rede, impressoras e podem utilizar o portal cidadão.SP (www.cidadao.sp.gov.br), que concentra mais de 2 mil serviços eletrônicos dos governos paulista e federal. Quatro monitoras foram contratadas pela prefeitura de São Bento para trabalhar na nova unidade. Uma delas, Milena Faria, 20 anos, disse estar contente com o emprego. "É uma grande oportunidade em minha vida", comemora a jovem.
O Acessa São Paulo de São José do Barreiro, instalado no antigo prédio dos Correios, é a única forma de acesso público à Internet no município. A unidade, que estava em pré-operação havia um mês, atende cerca de 150 cadastrados. Com a inauguração, o número de usuários deve aumentar. Os jovens são os maiores freqüentadores do local.
A monitora de São José, Cleide Regiane Pereira Leandro, ressalta que os adultos também procuram o serviço: "Acham que computador é um bicho-de-sete-cabeças, mas estão descobrindo que podem aprender a usá-lo".
Mais de 17 milhões de atendimento
Para um município ter o serviço, o governo estadual necessita, como primeiro passo, instalar na cidade um Infocentro, como são chamados os espaços públicos onde fica montada a estrutura de informática (mesas, cadeiras, computadores). Existem três tipos de Infocentro: O primeiro, denominado Posto Público de Acesso à Internet (Popai), é montado em parceria com órgãos estaduais (secretarias, por exemplo) e funciona em locais com grande afluxo de pessoas, como Poupatempo, estações do Metrô, trens e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O segundo tipo é o comunitário, feito em conjunto com entidades da sociedade (ONGs) e geralmente funcionam em bairros de periferia. Os infocentros municipais são instalados por meio de convênios com as prefeituras.
A região do Vale do Paraíba tem, atualmente, 17 unidades do Acessa São Paulo. Em breve, será inaugurada a 18a, em Santo Antônio do Pinhal. Em todo o Estado, o governo entregou 373 unidades. Cada Infocentro é equipado com computadores Pentium III, ou equivalente, e acesso à Internet. São 826 mil pessoas cadastradas no Estado, que utilizam 3 mil micros. Nos seis anos de funcionamento, realizaram mais de 17 milhões de atendimentos.
<
08/25/2006
Artigos Relacionados
Emprega São Paulo oferece 759 vagas na região do Vale do Paraíba
Emprega São Paulo tem 775 vagas para região do Vale do Paraíba
Emprega São Paulo tem 775 vagas para região do Vale do Paraíba
SP ganha mais um posto do Acessa São Paulo
Campinas ganha mais um posto do Acessa São Paulo
Vale do Paraíba tem mais de 650 vagas no Emprega São Paulo