Especialistas debatem mudanças climáticas em zonas costeiras
Termina nesta quinta-feira (12), no salão de convenções do Hotel Praiatur, em Florianópolis, o III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras, promovido pela Sub-Rede de pesquisa Zonas Costeiras/Rede Clima & INCT (Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas). Simultaneamente, está ocorrendo o III Workshop da Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros – ReBentos.
“As zonas costeiras no Brasil, por suas fragilidades socioambientais e grande concentração de infraestruturas, requerem especial atenção em relação aos efeitos de eventos climáticos demandando estratégias integradas para adaptação do ambiente a esses efeitos”, explicou a gerente de Projetos da Gerencia Costeira do Ministério do Meio Ambiente, Leila Swerts. “No escopo da regulação internacional sobre mudanças climáticas, o Brasil vem desde os anos 1990 estabelecendo marcos legais e arranjos institucionais próprios”, destaca.
Planos Setoriais
Em 2009, foi promulgada a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC), Lei nº 12.187/2009, regulamentada em 2010 pelo Decreto nº 7.390/2010. Ambos estabelecem planos setoriais para mitigação das emissões. Foram registrados avanços com a redução de 2,03 bilhões de toneladas de CO2 equivalentes em 2005, para 1,25 bilhões em 2010.
A programação desta terça-feira (10) contou com plenárias ministradas em grandes temas incluindo os palestrantes Thomas Malone (Universidade de Maryland, EUA), Tim Moltmann (IMOS, Austrália), Colin Woodroffe (Universidade de Wollogong, Austrália) e coordenadores dos INCTs. À tarde aconteceram mesas redondas e grupos de trabalhos em temas que foram ou estão sendo identificados como prioritários pelos membros da Sub-Rede. Nesta quarta-feira (11) houve palestras de Libby Jewett (NOAA, EUA) e Stephen Crooks (ESA, EUA), além de apresentações orais e sessões temáticas.
O evento realiza uma avaliação final dos cinco anos do Projeto da Sub-Rede Zonas Costeiras. Embora o prazo de vigência do INCT para Mudanças Climáticas se encerre em março de 2014, a sub-rede pretende continuar com seus grupos de pesquisa e projetos e dar suporte científico à criação e fortalecimento de redes de monitoramento e observacionais (ReBentos, Sim Costa) e projetos integrados como os vinculados ao PELD e INCT´s.
O evento deverá revisar e desdobrar as diversas recomendações - iniciadas nas duas reuniões anteriores - sobre o funcionamento de redes observacionais, a aquisição de infraestruturas de equipamentos, a padronização e adaptação de protocolos metodológicos comparativos, sobre a disponibilização dos dados e sobre a formação de recursos humanos capacitados para pensar, criar e promover a criação e manutenção de sistemas observacionais integrados para a costa brasileira.
Rede ReBentos
A ReBentos é uma rede formada por mais de 130 pesquisadores, vinculados a cerca de 40 instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, que desenvolvem pesquisas relacionadas a organismos bentônicos marinhos (organismos que vivem associados aos sedimentos, como, por exemplo, os corais) na costa brasileira. O objetivo é o desenvolvimento de pesquisa, em rede temática, para o entendimento e previsão dos efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade bentônica marinha brasileira.
A consolidação dessa rede visa discutir, padronizar e aplicar metodologias para a geração de dados de longo prazo. Com isso, futuramente, a rede poderá propor a criação de uma modelagem descritiva e preditiva das respostas e alterações da biodiversidade sob diferentes cenários de alterações globais e regionais, além da investigação de fatores que historicamente tem levado a perturbações da biodiversidade e de propostas de correção de rumos, levando à definição de estratégias de conservação da biodiversidade.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
11/12/2013 19:13
Artigos Relacionados
IBGE e Marinha lançam Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas
Países debatem mudanças climáticas
Pesquisadores debatem efeitos das mudanças climáticas
Fórum reúne especialistas em mudanças climáticas
Subcomissões debatem relatório da ONU sobre mudanças climáticas
Parlamentares debatem resultados de fórum sobre mudanças climáticas