Especialistas discutem aviação policial



Mais de 200 profissionais de aviação estarão, a partir desta quinta-feira (6), em Salvador (BA), para participar do 3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública (FNAvSeg). O evento é organizado pela Comissão de Aviação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.

O fórum pretende consolidar o Sistema Integrado de Aviação de Segurança Pública, além de possibilitar a estruturação da política de aviação desta área. O objetivo é dotar as forças policiais de conhecimento e equipamentos que possam ajudar a polícia a alcançar lugares de difícil acesso e a atender às demandas de segurança da população de forma mais eficiente e ágil.

Nos últimos dois anos, a Senasp investiu mais de R$ 145 milhões na aquisição de aeronaves. Até a Copa do Mundo de 2014, a expectativa é entregar aeronaves para os estados e treinar profissionais que possam estruturar a aviação aeropolicial em seus locais de origem.

“Desde o início dos trabalhos do fórum, em 2008, estamos preparando os estados para estruturar e fortalecer as ações aeropoliciais como mais uma ferramenta de inteligência na prevenção e enfrentamento ao crime de forma qualificada”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Na avaliação do secretário, o fórum ajuda na formação de uma doutrina e de normas para o segmento aeropolicial e de suas especificidades. A partir desta premissa, está nos planos da Senasp a criação de uma Escola de Aviação em Segurança Pública para formar técnicos e gestores para a área.

Até sábado (8), participam do encontro pilotos, operadores e mecânicos de voo das unidades de operações aéreas da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, polícias Militar e Civil e Corpos de Bombeiros Militares, além de representantes das Forças Armadas e das autoridades aeronáuticas, como Anac, Cenipa, Decea, ITA e Infraero.


Fonte:
Ministério da Justiça



06/05/2010 12:52


Artigos Relacionados


Brasil e Bolívia discutem cooperação policial e jurídica

Especialistas analisam desafios da aviação regional

Senadores discutem qualidade e segurança da aviação no Brasil

Especialistas afirmam que aviação regional depende de investimentos em infraestrutura

Infraestrutura não acompanha crescimento da aviação civil, dizem especialistas

Especialistas pedem desoneração do combustível para setor de aviação