Espécies da flora brasileira ganham estratégias de proteção
Com o objetivo de conservar e reduzir o risco de extinção de espécies de cactáceas no País, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) elaborou o Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação da espécie. Coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e da Caatinga (CECAT) o Plano abrange 28 espécies ameaçadas de extinção.
O PAN foi consolidado com a participação de diversas instituições como Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), universidades, organizações não governamentais e centros de pesquisa internacionais. É composto por três metas que incluem a ampliação do conhecimento sobre as espécies, a divulgação e proteção de áreas de ocorrência de Cactáceas ameaçadas e o aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas relacionadas às Cactáceas.
Com incidência maior das Cactáceas nos biomas do Cerrado e da Caatinga, o plano estabelece ainda estratégias para proteção de outras espécies consideradas em risco de extinção e as respectivas ações possuem validade até dezembro de 2015.
O PAN das Cactáceas terá duração de cinco anos, porém revisado anualmente com o apoio do Grupo Estratégico Assessor que irá desenvolver atividades para contribuir no acompanhamento e na implementação das ações propostas. Para a coordenadora de Plano de Ação Nacional do ICMBio, Fátima Toledo, os grupos são operacionais e funcionam como um mecanismo de controle social para checar o andamento das ações para a recuperação e conservação das espécies e seus habitats.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
05/08/2011 14:14
Artigos Relacionados
Eventos em Brasília abordam espécies de fauna e flora em extinção
Mapa virtual da Petrobras detalha as espécies da fauna e da flora do País
Ministra defende proteção da flora e fauna contra aquecimento global
Fapesp: Flora brasileira on-line
Fapesp: Flora brasileira on-line
Bonito (MS): Encontro com a flora e a fauna brasileira