Espetáculo “Sintética idêntica ao natural” estreia em São Luiz (MA)



Projeto contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, “Sintética idêntica ao natural”, espetáculo estrelado por Cintia Sapequara, será apresentado a partir da próxima quinta-feira (17) até o dia 27 de outubro, em São Luís do Maranhão. Trata-se da ação artística resultante do projeto “Cintia Sapequara é quem paga as minhas contas”, impulsionado pelo BemDito Coletivo (Maranhão) e idealizado pelos artistas Erivelto Viana (Maranhão) e Ricardo Marinelli (Paraná).

O título “Sintética idêntica ao natural” é a forma que a equipe encontrou para nominar o conjunto de ações em que Cintia se implica durante o espetáculo-situação, sempre borrando fronteiras entre natural a artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma. Cintia é mulher sintética, porém idêntica ao natural.

Nesse sentido, a peça também coloca em discussão as técnicas de modificação corporal e a corrida em busca de corpos cada vez mais modelados artificialmente, nos transformando em criaturas naturalmente sintéticas.

Espetáculo

O ponto de partida para a criação foi a relação nem sempre harmoniosa entre o artista e gestor Erivelto Viana e Cintia Sapequara, personagem que já tem mais de 13 anos de vida nos palcos, na noite, no rádio e na televisão em São Luís.

A notoriedade e alcance dessa figura e a relação entre ela e seu criador (que continua inevitavelmente sendo o “recheio” de Cintia) foram as questões que nortearam o trabalho da equipe. “Sempre me senti muito seduzido pelo poder comunicativo da Cintia em São Luís, pela história que construiu junto aos meios de comunicação e junto às pessoas. O alcance que ela tem nas mãos é raríssimo tanto entre artistas contemporâneos, quanto entre transformistas, Brasil afora. Desde o começo nossa proposta foi trabalhar a partir desse corpo ‘trans-celebridade’, evidenciando a relação entre criador e criatura. Nesse jogo inevitavelmente esbarramos na politicidade do corpo ‘trans’ e nos possíveis discursos a partir dele”, diz Marinelli, que assina a direção da obra.

O espetáculo será apresentado de quinta a sábado, às 20h; e no domingo, às 19h, no auditório da Guest House, em São Luís (MA). Os ingressos custam: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

Fonte:

Fundação Nacional de Artes



16/10/2013 16:58


Artigos Relacionados


No MIS, estreia espetáculo Desarticulações

Companhia teatral faz pré-estréia de espetáculo no Senado

Luis Arrieta estreia espetáculo na Funarte São Paulo

SMA e Cirque du Soleil levam estudantes à pré-estréia do espetáculo

Espetáculo do programa Fábricas de Cultura estréia no Sérgio Cardoso

São Paulo leva estudantes para assistir a pré-estréia do espetáculo Cirque du Soleil