Esporte promove inclusão social em Pernambuco



Um programa do Ministério do Esporte promove a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da prática desportiva em Olinda, no estado de Pernambuco. Com 70 alunos, o Núcleo de Esportes para Pessoas com Deficiência funciona com recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A meta é atingir 200 pessoas e organizar a prática de e atividades esportivas no Ginásio Poliesportivo da Vila Olímpica de Olinda.

Os beneficiados pelo programa podem optar pelas aulas de atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa e bocha, além de modalidades de equipe como basquete, basquete sobre rodas, futsal, handebol, vôlei, voleibol sentado e hóquei sobre piso. Todas as categorias são divididas entre crianças de 10 a 12 anos de idade, adolescentes de 10 a 18 anos e adultos entre 18 e 59 anos, além de idosos com mais de 60 anos.

O programa contempla dez atletas do atletismo, na categoria masculina; 25 do basquete em cadeira de rodas, categoria masculina; 25 do futsal (masculino); e dez da natação (cinco no masculino e cinco no feminino). Eles têm deficiência auditiva, física, intelectual ou visual e são alunos de instituições prestadoras de serviços a pessoas com deficiência, escolas públicas, privadas, associações esportivas de pessoas com deficiência e organizações não governamentais.

O projeto oferece também oportunidade para participar de competições esportivas e atividades socioculturais, respeitando as potencialidades físicas e intelectuais de cada integrante, além de conscientizar a comunidade e valorizar a pessoa com deficiência como ser social, ativo, democrático e participativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integração social.

Fonte:

Ministério do Esporte



23/09/2013 14:29


Artigos Relacionados


Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social

Ministério do Esporte lança prêmio de inclusão social em Foz do Iguaçu

Programa da TV Senado mostra ação do esporte na inclusão social

Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social recebe 222 trabalhos

Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social lança site

Prêmio que incentiva esporte e lazer na inclusão social recebe inscrições até dia 30