Estação Autódromo inicia operação para o GP Brasil



Estação que fica a 600 metros do circuito de Interlagos será inaugurada no dia 17 de outubro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, entregará, no dia 17 de outubro, a estação Autódromo, primeira unidade do novo trecho da Linha C (entre Jurubatuba e Grajaú) da CPTM.

A estação fica a 600 metros do circuito de Interlagos e entrará em operação antes do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 atendendo, além dos moradores da capital, os milhares de turistas que irão até o autódromo nos dias 19, 20 e 21 de outubro, quando acontece o evento.

Utilizando um transporte de qualidade, com conforto, para chegar ao Autódromo, o usuário pagará apenas R$ 2,30, se deslocando de qualquer ponto da capital ou Região Metropolitana.

Da estação, ele poderá seguir a pé para o circuito, fugindo do trânsito intenso previsto para a data, nas proximidades do autódromo, e das dificuldades para estacionar o carro.

A estimativa da empresa é que a estação receba inicialmente cerca de 5 mil usuários/dia, aumentando gradativamente com a inauguração das unidades Interlagos e Grajaú.

O projeto das novas estações prevê todos os itens de acessibilidade, em conformidade com a legislação federal e instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como rampas, elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil para conduzir deficientes visuais e sanitários unifamiliar para pessoas com deficiência.

No entorno, a prefeitura prepara o viário para receber o aumento de tráfego, incluindo as linhas de ônibus e vans que transportarão usuários de diversas localidades até a nova estação. O novo complexo viário de Jurubatuba, conta com a duplicação da avenida Matias Beck, realizada pelo órgão municipal em acordo com a CPTM, que cedeu parte da faixa patrimonial para a obra.

Muito além de prestar serviço essencial às regiões afastadas da capital, a ampliação da operação da CPTM na zona sul promove também amplo desenvolvimento no entorno das estações. As unidades têm estimulado o surgimento de novos centros comerciais e a valorização imobiliária.

A Linha C transporta diariamente, a média de 130 mil usuários. Com a extensão, que compreende mais 8,5km de via e três novas estações, a CPTM estima aumento de 70 mil novos passageiros, totalizando a média de 200 mil usuários/dia. Para atender essa demanda, a linha contará com incremento de 12 novos trens já encomendados. A previsão é de o intervalo entre as composições seja reduzido para 5, nos horários de maior movimento.

Breve histórico de Interlagos

O Autódromo de Interlagos foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940, com o 3º Grande Prêmio Cidade de São Paulo e uma prova de motocicletas. Com cerca de 15 mil expectadores, a corrida de automóveis foi vencida em primeiro lugar pelo piloto Nascimento Jr., em um Alfa Romeo 3500, seguido por Chico Landi, com um Maseratti 3000. A primeira corrida internacional aconteceu em 1947.

Interlagos foi fechado em 1967 para reformas e voltou a funcionar em 1970, passando por novas intervenções em 1971, com o objetivo de receber a Fórmula 1. O primeiro evento aconteceu, oficialmente, no ano de 1973. Em 1978, a prova foi transferida para o autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1989. Nesse período, o autódromo de Interlagos sediou corridas como fórmulas Ford, Super Vê, VW e outras. Em 1985, o circuito foi batizado com o nome de José Carlos Pace, em homenagem ao piloto, morto em 1977.

No final de 1989, o circuito passou por nova reforma, recebendo novos boxes, torre de controle e redução da extensão da pista para 4.325 km, e voltou a receber o Grande Prêmio de Fórmula 1 em 23 de março de 1990.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(C.C.)



10/11/2007


Artigos Relacionados


Estação Autódromo entra em operação hoje

Cetesb inicia operação de estação automática em Pirassununga

Estação Autódromo está preparada para atender estrangeiros

Estação Autódromo está preparada para atender estrangeiros

Linha 12-Safira inicia operação na nova Estação São Miguel neste sábado

Estação autódromo da CPTM terá Recital de chorinho