Estação Ciência celebra mês da Consciência Negra



Exposição exibe trabalhos que lembram escravidão no Brasil

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro – data da morte, em 1695, do líder da resistência negra Zumbi - será marcado na Estação Ciência (EC) pela volta da exposição Navio Negreiro, que apresenta um retrato do processo de escravidão, o tráfico e comércio de seres humanos, o cotidiano da população escrava, as formas de insurreição, a luta pela identidade e as relações raciais dos dias de hoje, incluindo uma apresentação das heranças que recebemos da cultura negra no Brasil.

Navio Negreiro, inicialmente inaugurada em novembro de 1995 sob a curadoria da antropóloga e professora da USP Lilia Moritz Schwarcz, é parte do Projeto Em Torno de Zumbi e ficou exposta na Estação Ciência antes de transformar-se em uma mostra itinerante, já tendo passado por diversas localidades.

São ao todo 48 painéis com fotos e textos, maquetes e recortes de cenas em grafite. Também são apresentados os grupos étnicos que foram trazidos da África, as condições de transporte dessas pessoas, os mecanismos do comércio de escravos e o papel da escravidão na sociedade brasileira da época.

Serviço

A exposição Navio Negreiro fica em cartaz de 1º de novembro a 22 de dezembro na Estação Ciência.Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. Mais informações pelo

11/01/2007


Artigos Relacionados


Exposição na Pinacoteca celebra mês da Consciência Negra

Justiça: Secretaria celebra Mês da Consciência Negra

Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Rádio Senado celebra Dia da Consciência Negra

Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra nesta segunda-feira