Estação de Tratamento de Esgoto Suzano completa 30 anos



Em três décadas, ETE tratou 550 trilhões de litros de esgoto, ou 200 milhões de piscinas olímpicas

Inaugurada em maio de 1982, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Suzano completa 30 anos e se firma como uma das cinco maiores da Região Metropolitana de São Paulo. A estação que atende a região mais próxima da nascente do rio Tietê trata 64 milhões de litros de esgoto por dia, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

LEIA TAMBÉM
Sabesp é homenageada na Bolsa de Valores de Nova York

Ao longo de três décadas, a ETE Suzano tratou 550 trilhões de litros de esgoto de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e de parte de Mogi das Cruzes. Esse volume seria suficiente para encher 200 milhões de piscinas olímpicas. As obras que a Sabesp executa na região vão aumentar ainda mais o volume de esgoto tratado na unidade. 

Como parte dos investimentos da terceira etapa do Projeto Tietê, estão sendo instalados um interceptor e coletores-tronco em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Em todo o Alto Tietê, a Sabesp está investindo R$ 343 milhões para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto e, dessa forma, despoluir rios e córregos e melhorar a qualidade de vida da população.

A ETE Suzano é a primeira unidade do sistema principal de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo a obter a certificação ISO 14001, um reconhecimento à preocupação com os impactos ambientais da operação. As visitas para conhecer a estação podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Do Portal do Governo do Estado

 



05/20/2012


Artigos Relacionados


Serviço: Sabesp inicia obras de implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto em Suzano

Aparecida ganha Estação de Tratamento de Esgoto

Apiaí ganha estação de tratamento de esgoto

Itaquaquecetuba recebe estação de tratamento de esgoto

Como o esgoto chega à estação de tratamento

Itapuí terá nova Estação de Tratamento de Esgoto