Estação Ecológica poderá ser delimitada nas cartas náuticas



Os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério Público Federal (MPF) e da Marinha do Brasil estiveram reunidos na sede do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro para tratar de mecanismos oficiais existentes que tornem a área marinha da Estação Ecológica (Esec) de Tamoios mais visível aos navegantes.

A Estação Ecológica de Tamoios é composta por 29 ilhas, lajes e rochedos com os respectivos entornos marinhos no raio de 1 quilômetro, formando 12 feições descontínuas entre os municípios de Angras dos Reis e Paraty. Sua área está representada em seis cartas náuticas. A equipe da unidade de conservação (UC) demonstrou a necessidade da delimitação da área nas cartas náuticas, de modo a orientar o usuário da baía da Ilha Grande quanto às restrições de uso desta área protegida.

A Marinha do Brasil apresentou como proposta a inclusão dos limites gráficos da UC no Roteiro Costa Sul, publicação obrigatória a todos os aquaviários, bem como a edição de notas explicativas nas seis cartas náuticas que abrangem a estação ecológica, remetendo o navegante a consultar o roteiro que trará os detalhes de localização, abrangência e restrições de uso da unidade.

A baia da Ilha Grande é uma área de extrema importância para a conservação da biodiversidade, sendo a Estação Ecológica de Tamoios a única UC responsável pela preservação de 5% deste importante ecossistema marinho. A região da baía da ilha Grande possui uma grande movimentação de embarcações, voltadas tanto para o turismo náutico quanto para atividades pesqueiras e petrolíferas. Manter estes usuários informados sobre a existência, localização e restrições de uso da UC é a melhor forma de manter a integridade desta área marinha protegida e diminuir a incidência de infrações ambientais.

Equipamentos

A Eletronuclear, representada pelo engenheiro José Carlos Pires, entregou a lancha da Esec Tamoios ao chefe da UC. A lancha, que estava em docagem para manutenção pela empresa é cabinada, de 26 pés (2005), recebeu novo motor de centro-dupla hélice/220, painel de equipamentos, estofamento, pintura e revisão elétrica. Assim a Estação Ecológica de Tamoios está habilitada para manter operações e rotinas no mar. Lembrando que a unidade conta agora com uma ilha, com benfeitorias, onde será instalada a 1ª. Base da UC, ganhos importantes para implantação desta importante área protegida marinha e insular na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



06/11/2013 16:58


Artigos Relacionados


Estação ecológica de Maracá (RR) promove assembleia

Estação ecológica do RJ alerta sobre espuma no mar

Estação ecológica de Maracá (AP) produz mapas de trilhas

Estação Ecológica de Carijós (SC) monitora avifauna local

Estação ecológica de Carijós irá monitorar mudanças climáticas

Estação Ecológica do Seridó (RN) recebe torre meteorológica