Estação provisória do Itaim melhora condições de conforto



A partir de domingo (16/09), toda a operação da Estação Itaim Paulista, na Linha F (Brás - Calmon Viana), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), será deslocada para uma estação provisória. A entrada e saída dos usuários ocorrerão a 130 metros (sentido Manoel Feio) de distância dos acessos atuais.

Além de oferecer melhores condições de conforto aos usuários, a transferência se faz necessária para permitir a construção da nova passarela de pedestres e do reservatório de água inferior da futura estação, que deverá ser concluída até o final do ano. Com 980 metros quadrados de área útil, considerando ambos os lados das vias (norte e sul) e as plataformas provisórias, a unidade foi construída em blocos de concreto e materiais básicos, mas oferece boas condições de conforto e segurança aos passageiros.

O local abrigará um posto do "Acessa São Paulo", bilheterias, bloqueios eletrônicos e sanitários públicos (inclusive para pessoas com deficiência), salas operacionais, além de uma passarela tubular para a travessia de pedestres. Os preparativos das mudanças começam às 21 horas de sábado (15/09), mas a transferência dos bloqueios eletrônicos, câmeras, sistemas de som e cronometria, e mobiliários das salas operacionais só ocorrerá após o fechamento da estação, às 00h30 de domingo.

Uma equipe da Gerência de Comunicação e Marketing da CPTM realizará um trabalho de orientação dos usuários sobre as mudanças dos locais de acesso, embarque e desembarque da estação, nos dias 17 e 18/09, das 5h30 às 8h30 (pico da manhã) e das 17h30 às 19h30 (pico da tarde) e no dia 19/09, das 6 às 8h00. Ainda haverá a instalação de faixas e banners de orientação.

Passarela Itaquaquecetuba

No fim de semana, a CPTM realizou o lançamento de uma viga em concreto pré-moldado, de 28,65 metros de comprimento, que ligará os dois lados da futura passarela de pedestres do bairro Jardim Joandra, entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré, na Linha F.

As obras fazem parte da recuperação e modernização da Linha F (Brás Calmon Viana), onde serão investidos R$ 1,4 bilhão até 2010, visando melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema. A CPTM também promove melhorias nas áreas de telecomunicações, energia, sinalização e via permanente, a fim de reduzir os intervalos de 11 para 6 minutos, nos horários de pico. Os 15 trens que operam na Linha deverão ser completamente modernizados. Desses, cinco já foram entregues neste ano.

Da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM

(S.M.)



09/17/2007


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